AMA: Contas Consolidadas do Grupo Municipal aprovadas esta noite por maioria.

2015-10-30 22:05

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Assembleia Municipal de Aveiro (AMA - sessão extraordinária), aprovou esta noite, por maioria, as Contas Consolidadas do Grupo Municipal. Foi a primeira vez que Aveiro 'trabalhou' este documento, apesar da sua obrigatoriedade desde há cinco anos a esta parte. Ribau Esteves justificou a demora na apresentação do documento ao TC com a falta de experiência dos técnicos da CMA e dos eleitos.

Os Deputados municipais do PS e PCP abstiveram-se. O do Bloco de Esquerda votou contra. Os restantes aprovaram as 'Contas' que agora seguirão para o Tribunal de Contas, "com atraso não comprometedor".

O Plano de Ajustamento Municipal (PAM) terá contribuído para o atraso na apresentação dos documentos no Tribunal, cuja entrega terá de ser feita até segunda-feira.

O socialista Marques Pereira, neste contexto, estranhou a justificação dada pela autarquia, (falta de experiência dos técnicos camarários e eleitos em exercício de funções), dizendo que Ribau Esteves "arroga-se de ser o autarca mais experiente, com responsabilidades na vice-presidência da ANMP para a área financeira, tendo na sua mão os dossiers mais complexos, que conseguiu que Aveiro fosse o primeiro município a apresentar um PAM ao Fundo, não tem experiência para elaborar um documento de Contas Consolidadas?!? Não acredito. Até era capaz de fazer isto sozinho", disse, esboçando um sorriso.

Na resposta, Ribau Esteves disse que nunca fez de conta que sabia, nunca mentiu a dizer que tinha competências que não tinha. (com áudio)