AMA: Aceitar todas as Delegações de Competências é impossível" - Ribau Esteves.

2019-06-29 00:59

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Ribau Esteves, Presidente da Câmara de Aveiro manteve todas as cautelas e os Deputados Municipais "recusaram" a esmagadora maioria das competências que foram inicialmente propostas pelo Governo, no processo de Delegação de Competências.

O autarca reassumiu a sua posição política na sessão da Assembleia Municipal de Aveiro realizada na noite desta sexta-feira, contestando o 'pacote de descentralização' até 2020.

Para a maioria suportada pelo PSD, a Delegação de Competências é "em muitos casos" uma "irresponsabilidade”, por questões de ordem financeira "insuportáveis para as autarquias".

Ribau Esteves teceu críticas muito duras ao 'poder central', sublinhando querer exercer competências mas continuar "à espera de melhoramentos", vincou.

Reforçou, a título de exemplo, a vontade de poder gerir a 'pasta' da Educação, referindo que "é muito importante para os nossos Agrupamentos que possamos fazer essa gestão porque vivem num inferno permanente", vincou. (com áudio)

"É confrangedor o que se passa, em diferentes 'pastas', a verdade é que o País é muito centralista. A doença do centralismo é muito grave". (com áudio)

“É demagógico ser a favor de tudo. Não é possível, de todo”, disse.

Aveiro assume as áreas das 'Praias Marítimas’, ‘Associações de Bombeiros’, ‘Gestão do Património Imobiliário’ e ‘ Estacionamento Público’.

Na lista das competências não assumidas estão as ‘Vias de Comunicação’ e a ‘Justiça’ entre outras.

 

(em actualização)