AM de Aveiro aprova voto de pesar por Girão Pereira.

2015-04-25 19:59

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Assembleia Municipal de Aveiro aprovou um voto de pesar pelo falecimento de José Girão Pereira que hoje foi a sepultar no Concelho de Vouzela. Professor do ensino básico e secundário e, posteriormente, delegado do Ministério Público no Tribunal de Aveiro, José Girão Pereira foi o primeiro Presidente da Câmara Municipal de Aveiro eleito democraticamente nas primeiras eleições autárquicas que se realizaram em liberdade, em 1976. Foi, sucessivamente, reeleito em 1979, 1982, 1985, 1989 e 1993.

Cumpriu, também um mandato como eurodeputado no Parlamento Europeu e teve breves passagens como deputado pela Assembleia da República na VI legislatura. Serviu, ainda, a causa pública como Vice‐Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro. A entrega à causa pública foi reconhecida, em 2000, com a entrega da Medalha de Ouro do Município de Aveiro e em 2010 o Presidente da República agraciou o antigo autarca com a outorga da Ordem de Mérito, grau de Grande‐Oficial.

“Foi sob a sua liderança que foram lançadas as bases do progresso, e rasgados os caminhos do desenvolvimento e do futuro que Aveiro ainda hoje trilha, sempre na fidelidade aos seus princípios, aos seus valores e dando sempre atenção preferencial àqueles que mais carências denotavam, em conformidade com os  ensinamentos da doutrina social e os valores da democracia‐cristã que professava. A sua vida de cidadão empenhado e comprometido com esta comunidade que o acolheu e o recebeu fê‐lo, ainda, participar em órgãos sociais de algumas das mais prestigiadas instituições do nosso concelho tendo, a título meramente exemplificativo, desempenhado funções de Presidente da Assembleia Geral no Sport Clube Beira‐Mar, na Santa Casa da Misericórdia de Aveiro e na Associação Humanitária dos Bombeiros Velhos”.