Albergaria-a-Velha prepara ano letivo com reforço da higienização e adaptação do parque escolar.

2020-09-09 17:55

Categoria: 

Concelho: 

Com o ano letivo 2020/2021 a ter início na próxima semana, o Município de Albergaria-a-Velha tem estado a preparar os 23 estabelecimentos de Educação Pré-Escolar e do Ensino Básico para o regresso de quase 1100 crianças, em segurança.

Com os constrangimentos provocados pela Covid-19, a Câmara Municipal está a reforçar a higienização dos jardins-de-infância e escolas do 1.º Ciclo, de acordo com as indicações da Direção-Geral da Saúde.

Nesta primeira fase, disponibilizou 1650 litros de produtos de limpeza (superfícies, tecidos e chão), 550 litros de gel desinfetante, 9000 máscaras e 3000 pares de luvas, num investimento de quase 15 mil euros. "É de referir que, antes do período de férias de verão, as Assistentes de Ação Educativa participaram em duas ações de formação que as prepararam para as novas regras a implementar nas escolas, incluindo a forma de atuação em caso de suspeita de infeção".

Além do reforço da higienização, têm sido feitas várias adaptações nos edifícios, tais como a criação de circuitos específicos para as entradas e saídas de turmas diferentes, a reorganização das salas de aula para permitir um distanciamento físico mínimo e a adaptação dos espaços de refeitório para não haver concentrações de crianças nas horas de almoço.

Para estes ajustamentos, a Autarquia contou com a colaboração das Juntas de Freguesia.