Albergaria: "Temos que procurar as soluções para as zonas mais críticas e esta é uma zona crítica" - Artur Neves.

2019-03-07 10:02

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O país está mais atento e consciente das obrigações e a atenção das autoridades estará mais voltada para zonas de risco nas ações de fiscalização na limpeza da floresta.

Mensagem do Secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, na ação de sensibilização em Albergaria onde esteve numa ação de sensibilização sobre a limpeza de terrenos.

O antigo autarca de Arouca afirma que a maior preocupação do Governo no combate contra os incêndios é desenvolver uma “cultura de segurança” e “elevar o patamar preventivo da proteção civil” relegando as coimas a aplicar para segundo plano.

Apesar de reconhecer dificuldades levantadas pelos agentes no terreno o Secretário de Estado nota evolução na ação das autarquias e dos cidadãos e defende que o mais importante é qualificar respostas.

“Havia dificuldade em encontrar até no mercado empresas disponíveis para fazer este trabalho, mas elas foram surgindo, e os municípios e os próprios privados também se prepararam mais”.

A presença em Albergaria não foi feita ao acaso com o Secretário de Estado a definir aquele território com uma das áreas críticas em Portugal (com áudio)

A ação realizada no âmbito da Operação “Floresta Segura 2019” é desenvolvida pela GNR, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente e do Grupo de Intervenção Proteção e Socorro, e inclui a sensibilização e esclarecimento das populações.

“Este trabalho de prevenção está a ser feito até ao dia 1 de abril, identificando estes terrenos, e, a partir daí, as forças de segurança voltarão ao terreno e verificarão se foi feita ou não essa limpeza. De seguida, é comunicada à Câmara para durante os meses de abril e maio executar ela própria esse trabalho”.