Albergaria: Eunice Muñoz no cartaz do CTA.

2022-01-18 07:39

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

“A Margem do Tempo”, a peça de teatro que assinala os 80 anos de carreira de Eunice Muñoz, vai passar pelo Cineteatro Alba na noite de 12 de março.

Além do espetáculo, onde a atriz contracena com a neta Lídia Muñoz, o público poderá ainda ver o documentário “Eunice ou a Carta a uma Jovem Atriz” no dia seguinte, revisitando a vida e as memórias de uma das mais importantes artistas portuguesas.

Os bilhetes já se encontram à venda com preços a partir dos 6 euros.

Na música, os destaques do trimestre vão para Jacinta e Miguel Araújo. No âmbito do projeto de programação em rede “A.M.O – O Motor Que Nos Liga” os dois artistas vão subir ao palco do Cineteatro Alba acompanhados por duas bandas de música locais, criando concertos únicos.

Na noite de 12 de fevereiro, Jacinta vai partilhar o palco com a Banda Filarmónica do Grupo Desportivo e Cultural de Ribeira de Fráguas e, a 5 de março, é a vez de Miguel Araújo dar uma nova sonoridade às suas canções com a ajuda da Banda da ARMAB – Associação Recreativa e Musical Amigos da Branca. A entrada é gratuita, sujeita a levantamento de ingresso na semana dos concertos.

Ainda na Sala Principal, a 18 de fevereiro, Dinis Meirinhos convida os espetadores a darem “Uma Volta ao Mundo”. Com um grupo de convidados, será feito o embarque numa senda pela música erudita e a sua idealização distinta nas diferentes culturas do mundo. Os bilhetes têm preços a partir de 3 euros.

No ciclo Às Quintas, sempre às 22h00 no Espaço Café-Concerto, a oferta é variada. A 3 de fevereiro, “Dentre” junta a performance musical e o audiovisual para refletir sobre a banalização da violência.

A 10 de fevereiro, inserido no OuTonalidades, o Enrike Solinís Duo faz um périplo pelas melodias que deram forma às danças do Renascimento, do Barroco e Tradicionais que sobreviveram até hoje.

Já a 17 de março, os Paradigma apresentam a primeira parte do seu projeto musical “Lusco Fusco” e, a encerrar o ciclo, a 31, o cantautor Chefe Silva regressa a Albergaria-a Velha com as músicas do seu novo disco “Os girassóis também têm torcicolos”.

O ciclo Às Quintas é gratuito, mas de lotação limitada.

No primeiro trimestre de 2022 salienta-se, ainda, o regresso das Noites DeCA da Universidade de Aveiro e Noites CMJ e ART’J, do Conservatório de Música da Jobra, onde o Cineteatro Alba disponibiliza um palco para os jovens artistas da região apresentarem os seus projetos e, conquistarem, desde cedo, o seu próprio público.

A produção artística local continua a ter um espaço privilegiado na programação do Cineteatro Alba.

Na noite de 5 de fevereiro, a sala de espetáculos vai receber um concerto com a Banda Recreativa União Pinheirense, de entrada gratuita, e a 26 de março, há noite de teatro com “Um Inspetor Geral”, produzido pela Jobra Educação e inspirado na obra do autor russo Nikolai Gógol.

Os bilhetes custam 7,5 euros.

Durante o primeiro trimestre de 2022, o público pode visitar duas exposições no Cineteatro Alba.

Em fevereiro, estará patente “Grécia: o Purgatório Europeu”, um portfólio fotográfico sobre alguns dos campos de refugiados e centros de acolhimento em redor da cidade de Atenas.

Já em março, vão estar expostos os trabalhos resultantes da oficina de ilustração desenvolvida no âmbito do projeto de programação em rede “A.M.O. – O Motor Que Nos Liga.

O tema é o Património Industrial de Albergaria-a-Velha. O Cineteatro Alba apresenta duas sessões de cinema por mês, sendo uma destinada ao público familiar e infantil.

A partir de fevereiro, estas sessões vão ser antecedidas pela apresentação de uma curta-metragem de animação de um artista português, promovendo assim a criação nacional e expandindo os horizontes do público para outras realidades e temáticas, como a cidadania, a democracia e a diversidade, numa lógica de educação para e pelas Artes.

Na tarde de 6 de fevereiro, será apresentada a curta “A Minha Casinha”, de Maria Raquel Atalaia, antes da exibição do filme “Cantar! 2” e a 20 de março, “Lágrimas de um Palhaço”, de Cláudia Sá, antes da longa-metragem “Meu Querido Monstro”. As sessões têm início às 17h00.

Em relação às outras sessões de cinema, às 18h00, serão exibidos os filmes “The Matrix Resurrections” (23 de janeiro) e “Spider-Man: No Way Home” (20 de fevereiro), além do já mencionado documentário “Eunice ou uma Carta a uma Jovem Atriz”.