Albergaria entre os Municípios com melhor desempenho financeiro.

2015-10-28 08:45

Categoria: 

Concelho: 

Albergaria-a-Velha faz contas à evolução no ranking de desempenho financeiro e diz que está entre os melhores a nível nacional de acordo com o Anuário dos Municípios Portugueses 2014, realizado pela Ordem dos Contabilistas Certificados. Entre os Municípios de média dimensão, Albergaria encontra-se em 11.º lugar no ranking global nacional, tendo subido cinco posições face a 2013. Está à frente de Viseu (12.º) ou Vila do Conde (14.º), por exemplo. No que toca à Região de Aveiro, o Município Albergariense é o quinto com o melhor desempenho financeiro mas, considerando apenas os de média dimensão, sobe para o quarto lugar.

O Presidente da Câmara, António Loureiro, refere que os resultados apresentados no Anuário são o reconhecimento do esforço que o Executivo tem feito para melhorar os indicadores financeiros do Município. “Manifestam o rigor na gestão da causa pública, no sentido de melhor servir a comunidade. Um Município com as contas arrumadas consegue servir melhor as pessoas e serve também de exemplo”, adiantou o Autarca Albergariense.

Albergaria-a-Velha é dos Municípios que refletiu uma das maiores perdas de IMI, o imposto municipal sobre imóveis. Entre 2013 e 2014 sofreu uma variação negativa de 7,6 por cento, o equivalente a menos 209 141 euros em receitas cobradas. António Loureiro explicou que o Município adotou a taxa reduzida de IMI, de 0,3 por cento, desde 2013, como forma de aliviar a carga fiscal dos munícipes.

Um dos rankings de maior importância é aquele que revela o grau de execução da receita cobrada em 2014, uma vez que é o indicador de referência para a eficácia da gestão financeira autárquica. Albergaria-a-Velha alcança 94,2 por cento de execução de receita cobrada, um índice que tem vindo sempre a melhorar (78,9 por cento, em 2012; 88,7 por cento, em 2013).

De resto, Albergaria é um dos Municípios com o menor prazo médio de pagamentos, demorando quatro dias a pagar aos fornecedores. Em 2013, registava uma média de um dia, mas nos anos anteriores esse valor era bastante mais alto, variando entre os 61 dias, em 2009, e os 16 dias, em 2012.