Albergaria aprova orçamento de 29 milhões de euros.

2022-12-12 17:03

Categoria: 

Concelho: 

Albergaria-a-Velha aprovou o Orçamento e Grandes Opções do Plano para o ano de 2023, no valor de 28 684 333 euros e a ampliação da zona industrial é um dos projetos de referência.

As áreas em destaque são o Desenvolvimento Económico, Educação, Saúde, Habitação, Requalificação Urbana, Desporto e Lazer, Ambiente e Mobilidade.

No âmbito da estratégia de desenvolvimento empresarial, 2023 vai ficar marcado pela conclusão de um arruamento estruturante na Zona Industrial de Albergaria-a-Velha, dotado de modernas infraestruturas e de um conjunto de lotes para a atração de empresas, bem como pela execução de uma nova via.

O projeto de ampliação e requalificação da Zona Industrial conta com investimentos municipais superiores a 3,7 milhões de euros.

Na área da Educação, vai dar-se continuidade aos projetos de requalificação da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha (3.ª fase) e Escola Básica de Branca (2.ª fase), apostando na eficiência energética e melhoria geral do conforto dos espaços educativos.

Na área da Saúde, as intervenções mais importantes vão concentrar-se na requalificação do Centro de Saúde de Albergaria-a-Velha (2.ª fase) e na construção da nova Extensão de Saúde - USF Beira Vouga.

No âmbito da Estratégia Local de Habitação para o Município de Albergaria-a-Velha, serão lançados em 2023 importantes concursos e disponibilizados apoios num total de 7 milhões de euros para a promoção da Habitação.

Entre os projetos, é possível destacar a reabilitação de habitação social propriedade do Município, bem como a aquisição e construção de novos fogos; o desenvolvimento de programa de arrendamento a custos acessíveis e o apoio a beneficiários diretos e instituições no acesso a medidas concretas.

Na requalificação urbana, o destaque vai para o início da requalificação da Estação Ferroviária de Albergaria-a-Velha e zona envolvente e a requalificação da antiga Fábrica de Papel de Valmaior.

No que diz respeito ao Desporto e Lazer, o Município vai criar um percurso com passadiços, que ligue Valmaior ao Palhal, na zona molinológica do Caima, e aumentar a oferta de equipamentos no Parque Desportivo de Albergaria-a-Velha, com a requalificação dos campos de ténis, a instalação de um novo campo e a construção de um campo de basquetebol.

Em termos de vias cicláveis, será dada continuidade à via do Parque da Boca do Carreiro, em Frossos, até Loure.

"Não obstante o complexo contexto económico influenciado pela guerra na Ucrânia, pela crise energética e pela subida da inflação, a autarquia continuará a apoiar as famílias e as empresas, pelo que vai manter a baixa carga fiscal (IMI, Derrama e IRS) no próximo ano, uma prática que já permitiu deixar do lado das famílias e empresas mais de 9,5 milhões de euros nos últimos anos", refere o Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, António Loureiro, que considera fundamental “continuar a investir, criar riqueza e apoiar as famílias, para prosseguir a valorização do território”.