Albergaria apresenta a Estratégia Municipal de Sustentabilidade.

2021-11-11 10:14

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Albergaria apresenta a Estratégia Municipal de Sustentabilidade.

Chama-se “Albergaria-a-Verde” e é considerado o “primeiro documento estratégico de ambiente a nível municipal e do concelho”, pretendendo-se que contribua para o desenvolvimento sustentável a longo prazo e, ao mesmo tempo, um documento norteador de vários outros documentos operacionais (a desenvolver em cada uma das áreas de intervenção).

A autarquia explica que resulta da experiência acumulada nos últimos anos com ações e projetos de sustentabilidade, ambiente, preservação ambiental, economia circular, ações verdes, resíduos e recolha seletiva, em parceria com associações locais, em especial com a BioLiving e com entidades regionais, permitindo desenvolver as linhas norteadoras da sua atuação para o horizonte 2030.

Após a aprovação em Reunião de Câmara e em Assembleia Municipal, o Município de Albergaria-a-Velha vai implementar a Estratégia Municipal de Sustentabilidade até 2030. As propostas abrangem os mais diversos domínios.

Os seis grandes eixos de atuação são a “Investigação e caracterização” como forma de caracterizar a fauna e flora do Concelho; Conservação da natureza com a definição de um programa de reflorestação; Educação e literacia ambientais para a a definição de um modelo de educação ambiental; Envolvimento social que permita a mobilização, voluntariado e construção de uma visão partilhada; Eficiência e sustentabilidade co aposta na transformação digital e a Valorização e promoção do território com aposta em ações de marketing territorial que reforcem a credibilidade e reputação do Município de Albergaria-a-Velha no contexto da ação ambiental.

O Município de Albergaria-a-Velha acredita que a Estratégia Municipal de Sustentabilidade “responde às exigências da atual situação de emergência climática, encontrando-se alinhada com os princípios do Pacto Ecológico Europeu e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS’s) da Agenda 2030”.