Albergaria aposta em patrulhas a pedais, bicicletas nas escolas e veículos eléctricos.

2017-08-02 17:16

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Albergaria-a-Velha está a desenvolver um projeto-piloto em Portugal de vigilância da floresta e apoio a peregrinos com o recurso à bicicleta.

Os “Patrulheiros” são jovens voluntários que vão deslocar-se pelo território, sobre duas rodas, reportando ocorrências nas áreas florestais e auxiliando os peregrinos do Caminho de Santiago e de Fátima na sua passagem pelo Concelho.

Numa primeira fase, a Câmara Municipal irá disponibilizar cinco bicicletas para patrulhamento, bem como formação para os jovens.

A criação dos “Patrulheiros” é um dos três pilares do MOBA, um projeto de implementação de mobilidade ciclável e suave, que visa contribuir para a melhoria do ambiente e da qualidade de vida dos cidadãos, promovendo a utilização da bicicleta nas pequenas deslocações.

O projeto “Mobilidade Operação Bicicleta de Albergaria-a-Velha inclui ainda o desenvolvimento de ações de sensibilização nas escolas (POP – Programa Operacional Pedalar) e um suporte integrado de utilização partilhada de bicicletas.

O POP vai ser desenvolvido nos Jardins-de-Infância e Escolas do 1.º Ciclo do Concelho no próximo ano letivo e engloba diversas atividades em que os mais novos aprendem a utilizar, com segurança, a bicicleta. Para esta vertente, vão ser disponibilizadas 60 bicicletas para crianças dos quatro aos nove anos.

As escolas terão também acesso a um “Kit Trânsito”, com sinalética, coletes e capacetes, bem como um “Kit Skills”, com vários suportes para exercícios de agilidade e destreza.

Para a comunidade em geral, o MOBA contempla a utilização gratuita e partilhada de bicicletas, que estarão acessíveis no centro urbano de Albergaria-a-Velha. O módulo funcionará como centro de visitas e oficina, sendo possível fazer o rastreio das bicicletas através de uma aplicação.

A pensar na população sénior, nos comerciantes e turistas a Autarquia irá disponibilizar Cargo Bikes e bicicletas elétricas.

“Este é um projeto diferenciador, com identidade própria, que foi concebido tendo em conta a realidade do Concelho”, refere António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal.