Albergaria apoia 50 famílias no acesso a "habitação digna".

2023-03-30 17:04

Categoria: 

Concelho: 

No âmbito da elaboração da Estratégia Local de Habitação, o Município de Albergaria-a-Velha está a apoiar mais de 50 famílias no acesso a uma habitação digna, através da reabilitação do parque habitacional municipal e dos programas municipais de apoio nesta área.

A Estratégia Local de Habitação do Município de Albergaria-a-Velha visa dar um contributo relevante para melhorar as condições de acesso da população à habitação, ao proporcionar, não só um diagnóstico e reflexão profunda sobre a atual situação, mas também, e sobretudo, o estabelecimento de objetivos e medidas para o setor habitacional do Concelho, no sentido de: Garantir uma Habitação Condigna a todas as Famílias; Privilegiar as Operações de Reabilitação do Parque Habitacional Existente; Qualificar o Tecido Habitacional e Promover o Bem-Estar Social; Desenvolver um Modelo de Gestão Habitacional Inteligente e Próximo dos Munícipes.

Quanto aos programas de apoio na área da habitação, o Município tem em vigor (desde 2014) o programa de Apoio ao Arrendamento Urbano para Fins Habitacionais. Foram submetidas 32 candidaturas em setembro de 2022, mais 14 do que em igual período de 2021, com os apoios a ultrapassar os 37 mil euros, quase o dobro do investimento no ano anterior.

Outro programa municipal disponível para as famílias mais vulneráveis é também o Apoio à Recuperação de Habitações Degradadas, que consiste no apoio em materiais de construção para a reabilitação de habitações, bem como o apoio na elaboração de projetos de arquitetura e de especialidades e a isenção de taxas em licenciamentos. Atualmente, existem 8 processos ativos relativos a este programa.

Já no âmbito do 1.º Direito - Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, promovido pelo Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, foram submetidas, na semana passada, as primeiras candidaturas de Beneficiários Diretos, num processo que vai permitir a melhoria das condições habitacionais de 18 agregados familiares, que não estão abrangidos pela Habitação Social Local. Estes beneficiários diretos terão a oportunidade de realizar obras de requalificação das suas habitações, com uma comparticipação financeira totalmente abrangida pelo Programa.

O Município de Albergaria-a-Velha irá apresentar também candidatura ao 1º Direito - Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, para a reabilitação do seu parque habitacional. Serão reabilitadas 32 habitações no Bairro das Lameirinhas, 10 habitações no Bairro Napoleão – Alto de Assilhó e 12 habitações no Bairro Napoleão, junto à Misericórdia. No total, serão beneficiados 54 agregados familiares.