Águeda entre os Municípios mais sustentáveis do país.

2016-11-29 14:10

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Águeda foi distinguido como o quarto município mais sustentável e ecológico de Portugal, galardão atribuído pelo júri nacional do ECOXXI, logo a seguir a Loulé, Cascais e Guimarães.

O Vice-presidente da Câmara Municipal de Águeda, Jorge Almeida, recebeu em representação do município a Bandeira Verde ECO XXI, vendo reconhecido o trabalho que Águeda tem desenvolvido, um dos mais destacados a nível nacional ao obter nível de excelência com mais de 80% da pontuação geral. Da região de Aveiro, além de Águeda, apenas os municípios de Anadia e Estarreja conseguiram obter o galardão (patamar entre os 60% – 70%). Pelo sétimo ano consecutivo Águeda distingue-se pela implementação de boas práticas ambientais e de desenvolvimento sustentável no concelho.

O prémio ECO XXI faz parte do programa ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa) e visa distinguir os Municípios com preocupações nas diversas dimensões abrangidas pelo conceito de Sustentabilidade, traduzidas em ações e políticas.

Os 21 indicadores e os 65 subindicadores que constituem a candidatura são analisados por um júri multidisciplinar, e descrevem a realidade do concelho salientando a sustentabilidade como valor transversal nas suas vertentes ambiental, social e económica.