Águeda: Edifício da Estação da CP concessionado ao Município.

2022-02-22 07:41

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O edifício da Estação da CP de Águeda foi concessionado ao Município.

Contrato aprovado na última reunião de Câmara e que agora será assinado pela autarquia e pelo IP e que surge depois da autorização anterior do IP para a requalificação do espaço envolvente à estação.

Este projeto está a ser elaborado pela Câmara de Águeda e permite a utilização de terrenos que são do domínio público ferroviário.

“Precisamos de cuidar do património existente no nosso concelho e é justamente isso que iremos fazer tanto no edifício como na zona envolvente à estação da CP de Águeda, conferindo àquela área uma nova centralidade, com uma renovação e modernização do aspeto, tornando-a uma zona de atração turística”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, esclarecendo que parte do edifício da estação vai ser ocupada com serviços camarários.

Na reunião de Câmara de quinta-feira, a Câmara de Águeda aprovou, igualmente com o IP, a subconcessão do espaço canal do troço ferroviário do ramal de Viseu da Linha do Vouga desativado no Carvoeiro.

Este contrato, que vigorará também por 25 anos, faz parte do projeto de construção da Ecopista do Vouga (que vai ligar os lugares de Foz, no limite do concelho de Albergaria-a-Velha com o de Sever do Vouga, e Sernada do Vouga), numa extensão de 1,577 quilómetros, que já está em curso.

 

 

foto: Nuno Morão