Águeda celebrou Dia da Floresta Autóctone.

2020-11-23 20:28

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Águeda, em parceria com a Junta de Freguesia de Valongo do Vouga, assinalou, esta segunda, o Dia da Floresta Autóctone com a plantação de seis amieiros junto à Ribeira da Aguieira, que está a ser alvo de uma intervenção de reabilitação.

Com a plantação destes amieiros, pretende-se “potenciar as árvores que são autóctones das zonas ribeirinhas” e que agora passam a ser cuidadas pela população local. “Em vez de termos estas mimosas que têm vindo a destruir as nossas galerias ripícolas tradicionais, optamos pelas árvores e arbustos autóctones”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda.

Deste modo, a par do combate às espécies invasoras, que tem sido uma preocupação do Executivo, são plantadas as espécies genuínas, “o que faz com que os nossos ecossistemas perdurem”.

A escolha para assinalar esta efeméride recaiu sobre a Ribeira da Aguieira, que “é um local onde havia um grave problema. Esta ribeira estava completamente emparedada, demasiado artificializada e tinha problemas de cheias; agora este projeto está a fazer a renaturalização da ribeira”, explicou Jorge Almeida, acrescentando que, a par desta intervenção ambiental, está a ser reabilitado o Parque da Boiça contíguo à ribeira.