Águeda. Autarquia e IHRU asseguram alojamento a refugiados ucranianos.

2022-04-09 07:55

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Águeda e o IHRU unem-se para assegurar alojamento a refugiados ucranianos.

As duas entidades assinaram um contrato de arrendamento urbano habitacional de fim especial transitório, referente a sete apartamentos localizados em Aguada de Cima, que se encontram desocupados e em condições de habitabilidade.

O acordo foi ratificado, esta semana, em reunião de Câmara.

São habitações que estavam disponibilizadas para arrendamento acessível, com vista a apoiar pessoas com dificuldades económicas, e que não foram atribuídas nos concursos recentemente realizados para o efeito, mas que agora ficam, durante esta fase, disponíveis para dar resposta às necessidades de alojamento dos cidadãos refugiados.

“Estamos atentos e temos desenvolvido todos os esforços, em vários quadrantes de ação, para apoiar os cidadãos ucranianos que vêm para o nosso país, região e concelho em busca de proteção. Uma das necessidades mais prementes é justamente a habitação, pelo que este acordo com o IHRU permite ter uma resposta o mais pronta possível para as dezenas de solicitações que nos têm chegado através do CLAIM”, declarou Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda.

No seguimento da crise humanitária provocada pelo conflito entre a Rússia e a Ucrânia, o concelho de Águeda desde logo manifestou disponibilidade em acolher famílias e o CLAIM (Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes já registou o pedido de ajuda por parte de 36 agregados familiares, que correspondem a cerca de 100 pessoas, prevendo-se que este número continue a aumentar.