Águeda: Autarquia abre concurso para rede 5G no casarão.

2023-02-18 08:50

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Águeda abre concurso público para instalação de fibra ótica e infraestrutura 5G no Parque Empresarial do Casarão.

Investimento integra projeto da Área de Acolhimento de Nova Geração apoiada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.

A autarquia aprovou a abertura, em reunião do Executivo, do concurso público para a conceção e construção do projeto de instalação de ótica e infraestrutura 5G no Parque Empresarial do Casarão (PEC), pelo preço base de um milhão de euros (acrescido de IVA).

Este investimento faz parte de um projeto mais abrangente para transformar o PEC numa Área de Acolhimento Empresarial de Nova Geração, e que resulta de uma candidatura aprovada de mais de 20 milhões de euros de fundos comunitários, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

“Esta é a melhor e a maior candidatura apoiada a nível nacional no âmbito do PRR e o maior valor de investimento que o Município alguma vez conseguiu para infraestruturas”, salientou Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, acrescentando que este concurso é um dos passos para a concretização deste projeto, que engloba várias obras e tipos de intervenção.

Com esta verba, financiada a 100% pelo PRR, a Câmara vai instalar painéis fotovoltaicos e uma estrutura de armazenamento de energia para autoconsumo, bem como a infraestruturação de uma ilha de qualidade de serviço e estabilidade energética, a instalação de sistemas partilhados de abastecimento elétrico de veículos ligeiros e pesados e ainda melhorar a cobertura de comunicações móveis no PEC, com rede 5G.

Este concurso pretende responder a este último ponto de investimento e que visa a melhoria da cobertura em termos de comunicações com 5G, que irá dotar o parque de ligação de fibra ótica, bem como a instalação de contentorização, torre de comunicações 5G e antenas.

A estes investimentos somam-se a segunda fase de infraestruturação do PEC (num investimento de 2,7 milhões de euros), bem como a ligação do parque ao IC2 (também inscrita no PRR e com um investimento de seis milhões de euros) já em curso.

“Investimentos e soluções que transformam o PEC num parque empresarial verdadeiramente competitivo e com condições para a atração de investimento dificilmente comparáveis na Região Centro e no país, sobretudo no que se refere aos grandes consumidores de energia elétrica ou para empresas com elevado conteúdo tecnológico”, disse Jorge Almeida, avançando que o Município tem recebido contactos de vários investidores nacionais e internacionais interessados em instalar as suas empresas no PEC.