Águeda articula ajuda aos ucranianos.

2022-03-03 09:28

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Águeda já reuniu Juntas de Freguesia e Instituições Particulares de Solidariedade Social para definir uma estratégia conjunta e uma ação articulada no apoio aos refugiados da guerra.

O apoio a prestar está a ser feito em articulação com o consulado ucraniano no Porto e em concertação a Associação dos Ucranianos em Portugal (entidade que tem 15 núcleos no país, entre os quais de Águeda), que esclareceram quanto às necessidades de bens mais prementes.

As instituições que estão a fazer a recolha dos produtos foram esclarecidas sobre a forma correta de reunir os bens e embalar, devendo ser entregues já separados por tipologia (ex: caixa só com arroz, caixa só com fraldas, caixa só com medicamentos, etc) e em embalagens abertas para a necessária verificação no ponto de recolha.

A recolha acontece até sábado (5 de março), nas instalações do CEFAS (Centro de Formação e Assistência Social), diariamente das 10 às 22 horas.

Estes bens serão enviados para a Ucrânia, num primeiro carregamento, por via terrestre, no dia 7 de março (segunda-feira), cujo transporte vai ser disponibilizado pelo Município.

Semanalmente, será feita uma análise das necessidades, após o que poderão ser organizados novos carregamentos.As empresas que tenham vagas de emprego e os proprietários que tenham casas disponíveis para habitação para os refugiados que possam vir para Águeda, devem entrar em contacto a Câmara de Águeda.