Águeda: Alargamento da rede de saneamento está em marcha.

2022-02-02 10:13

Categoria: 

Concelho: 

A empreitada de águas residuais da Aguieira, Outeiro e Mourisca do Vouga já está em marcha.

Intervenção implica um investimento superior a dois milhões de euros, envolvendo a freguesia de Valongo do Vouga e a UF de Préstimo e Macieira de Alcôba.

Esta é uma intervenção que atravessa duas freguesias (Valongo do Vouga e Préstimo) e, quando terminada, irá beneficiar cerca de 800 famílias e empresas.

Uma obra que contempla a execução de 15 quilómetros de rede de drenagem de águas residuais, bem como a construção de 284 ramais domiciliários e nove sistemas elevatórios de águas residuais e condutas elevatórias.

No momento do início desta empreitada, Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, lembrou a importância que esta intervenção tem no quadro das obras de saneamento e abastecimento de água que estão em andamento no concelho.

“Estamos a entrar, agora, nas freguesias mais serranas do nosso concelho e temos, atualmente a decorrer intervenções em Jafafe e na zona central de Barrô”, apontou, salientando ainda a importante obra de abastecimento de água a Agadão, num investimento de mais de dois milhões de euros, que neste momento está a decorrer na zona de Alcafaz e Caselho.

O autarca apontou ainda para obras em falta, nomeadamente em Sernada e Aguada de Cima (Bustelo e Vale Grande).

“Depois desta grande empreitada que aqui se vai iniciar, estes são os três locais mais prementes e que deveremos avançar nos tempos mais próximos ”.

Fernando Vasconcelos salientou a capacidade de reaproveitar recursos escassos.

“Este efluente vai ser recolhido e enviado para o sistema central da AdCL, onde vai ser tratado, sendo devolvido aos meios recetores de forma adequada para que a água possa ter de novo outro tipo de utilizações”.

A solução que está a ser feita é fruto, sublinha, de “uma visão regional para conseguir ter respostas (adequadas) aos problemas locais”.

Fernando Vasconcelos frisou que, desde que foi criada, a AdRA já investiu mais de 140 milhões de euros em equipamentos e na expansão e melhoria dos serviços de abastecimento de água e saneamento.

O presidente do Conselho de Administração da AdRA, Fernando Vasconcelos, destacou ainda a qualidade da água com números “esclarecedores”, que conferem à água fornecida pela AdRA (em testes fiscalizados e verificados pela entidade reguladora nacional do sector, a ERSAR) uma conformidade de 100%, algo que “não é verdade em todo o lado pelo país”.