Acessos congestionados às praias relançam debate sobre utilidade da rotunda da Barra.

2018-08-17 11:28

Categoria: 

Concelho: 

Maiores tempo de espera para quem circula nos acessos à Costa Nova e filas para entrar na Barra relançaram nos últimos dias o debate sobre a utilidade da rotunda da Barra e as posições continuam extremadas entre quem vê vantagens no equipamento e quem considera que os quase dois milhões de euros não resolvem o problema.

Os constrangimentos estão centrados na capacidade de receber o elevado número de viaturas que entram nas duas praias do concelho de Ílhavo cujo acesso livre e estacionamento gratuito continua a ser atrativo para os veraneantes.

O feriado de 15 de Agosto, os dias da vaga de calor no início do mês e a perspetiva de ter novas enchentes nos dois últimos fins de semana de Agosto relançaram o debate.

A fila no acesso às praias chegou a ocupar o tabuleiro da ponte e boa parte da A25 até ao posto de combustíveis na Gafanha da Nazaré e a circulação na Costa Nova faz-se a “passo de caracol” entre a procura de estacionamento e a passagem de quem segue para sul a caminho da Vagueira.

Os que ilibam a rotunda desnivelada atribuem ao aumento do fluxo de trânsito a dificuldade na circulação e os que questionam a utilidade da obra insistem que o modelo de acesso deveria ter sido pensado antes mesmo da obra com criação de alternativas ao nível de meios de circulação e de acessibilidades.

Apesar de melhorado o escoamento nas saídas da praia da Barra, o futuro da mobilidade nas praias está a gerar discussões sobre as alternativas para resolver um problema que é sobretudo sazonal, no pico do Verão. 

Setembro promete levar a discussão ao campo político numa primeira “avaliação” ao desempenho da nova obra sabendo-se que no concelho de Ílhavo PS, PP, BE, CDU e PSD estão em campos opostos.

 

foto: Vítor Cruz