Vagos já procura habitação e emprego para refugiados ucranianos.

2022-02-28 14:01

Categoria: 

Concelho: 

Vagos já confirmou disponibilidade para acolher imigrantes ucranianos em fuga à invasão militar da Rússia à Ucrânia.

Já informou, oficialmente, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da sua disponibilidade para acolher entre 100 a 200 refugiados ucranianos, num esforço de “solidariedade e compaixão” para com este povo que mantém, desde há décadas, uma ligação estreita com Portugal.

Numa primeira fase procura garantir alojamento condigno, alimentação, cuidados de saúde e apoio psicológico a estas pessoas, assim como na criação de condições para que rapidamente possam aceder ao mercado de trabalho local em cooperação com o Núcleo Empresarial de Vagos.

Para o cumprimento deste desígnio estão já sinalizadas algumas empresas que demonstraram disponibilidade para integrar os refugiados ucranianos que cheguem ao concelho de Vagos.

De acordo com o plano já delineado, numa segunda fase, o Município de Vagos perspetiva fazer o encaminhamento destas pessoas para habitação definitiva, tendo os serviços da Câmara Municipal de Vagos iniciado um levantamento das soluções que permitam acolher rapidamente estas pessoas.

A autarquia afirma-se “completamente disponível” para apoiar todos os ucranianos residentes no concelho que pretendam trazer as suas famílias da Ucrânia.