Uniformização de tarifas de água a nível nacional será uma realidade em breve.

2015-01-15 16:15

Tópicos: 

Categoria: 

O Presidente do Conselho de Administração da Empresa Águas da Região (AdRA) assume que coordena, em nome da Águas de Portugal, o processo de fusão de empresas como a SIMria, a SIlliz e Águas do Mondego.

Fernandes Thomaz salienta que o processo permite "ganhar escala" e caminhar para a normalização de preços na água fornecida aos Municípios em alta.

A AdRA "ficará à margem desse processo. Opera nos sistemas em baixa, na relação final com o cliente. Espero ao nível da estruturação, na nossa região, que a SIMria (empresa municipal de saneamento) venha a ser agregada numa entidade de maior dimensão para a zona do centro-litoral", disse.

Este processo de estruturação "está a ser gerido por mim e transformará o grupo Águas de Portugal numa empresa mais simples. 15 empresas que operam nos sistemas em alta, serão extintas, dando origem a três, visando uma harmonização tarifária no todo nacional", disse na Terra Nova, Fernandes Thomaz. Sublinha ainda que "apesar das reticências" dos Municípios, o processo "vai mesmo avançar até ao Verão" e compara esta iniciativa com a da agregação de Freguesias, não deixando margem para recuo.

"É verdade que alguns Municípios acham que isto não lhes trás nada de bom mas, olhando para o todo nacional, sei que isto é uma transformação relevante. Se fosse um processo unânime não se trataria de uma reforma. Acho que não é fácil convencer um Município, que vai ver as tarifas a subir, com as lógicas da solidariedade territorial. Eles foram eleitos para defender as suas populações. Isto vai fazer-se. É uma iniciativa do Governo e escapa à vontade dos Municípios mas, dentro de três anos já ninguém se vai lembrar disto" disse Fernandes Thomaz sobre a fusão de empresas (SIMRia, SIMliz e Águas do Mondego).