Oliveira do Bairro: Autarquia prepara nova operação de limpeza em rios.

2022-02-16 14:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Oliveira do Bairro vai continuar com a limpeza de cursos de água da rede hidrográfica do concelho.

Depois das limpezas realizadas nos rios Cértima e Levira, a autarquia vai avançar com trabalhos nos rios Lindo e Ervedal e em três valas localizadas no Concelho.

A primeira vala localiza-se entre o Rio Levira e o lugar do Repolão, a segunda entre o mesmo rio e o Parque do Ribeirinho, na Giesta, e a terceira entre o Troviscal e o Passadouro.

De acordo com Jorge Pato, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, os objetivos das intervenções são os de “reconstruir o potencial biológico das superfícies afetadas, combater os fenómenos erosivos, integrar essas áreas no ambiente paisagístico circundante e potenciar a regeneração dos habitats”.

Ainda segundo o autarca, os trabalhos a realizar vão passar pela “limpeza, remoção e triagem seletiva, corte e desmatação, remoção de troncos e outros detritos, remoção de bolsas de acumulação de sedimentos existentes nos leitos e instalação de estruturas com recurso a técnicas de engenharia natural”.

Tendo em conta que alguns trabalhos vão ser realizados a partir de terrenos privados confinantes com os cursos de água, a autarquia de Oliveira do Bairro vai realizar, em datas a definir, sessões de esclarecimento para os proprietários e para a população em geral, com o objetivo de explicar as intervenções, esclarecer dúvidas e ouvir sugestões.