Ílhavo: "Discutir a regionalização é primordial" - Paulo Pinto Santos (PSD).

2021-12-27 11:07

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O presidente da Assembleia Municipal de Ílhavo defende que a discussão sobre a regionalização é oportuna e deve mobilizar forças políticas e cidadãos.

Paulo Pinto Santos considera que o sinal dado pelo Presidente da República, no congresso da Associação Nacional de Municípios, em Aveiro, deve ser aproveitado para uma reflexão.

Com todos os sinais contraditórios que possa ter para os cidadãos, o presidente da Assembleia de Ílhavo acredita que chegou o momento de fazer nova reflexão sobre a reforma administrativa do país em nome da coesão territorial (com áudio)

Paulo Pinto Santos desafia partidos e cidadãos a darem atenção à regionalização que Marcelo Rebelo de Sousa quer sujeita a novo referendo.

O aprofundamento de políticas intermunicipais foi tema abordado na Assembleia Municipal de Ílhavo com habitação e transportes no centro das atenções.

Do movimento Unir para Fazer ouviram-se apelos ao trabalho de qualificação de uma rede de transportes que possa responder à área do Baixo Vouga nos eixos que obrigam a uma ligação entre municípios.

Pinto Reis espera que o Governo seja sensível uma realidade que distingue as áreas metropolitanas de Lisboa e Porto mas que continua a esquecer sub-regiões cada vez mais fortes e com maior densidade populacional.

Na resposta, o autarca de Ílhavo admitiu que o novo concurso lançado pela CIRA tenta responder a algumas dessas questões.

E lembra que o investimento proposto vai representar uma fatura para os municípios em nome dessas ligações cada vez mais pedidas no Baixo Vouga (com áudio)

O futuro dos transportes a centrar atenções na gestão dos municípios da região.