VougaPark vai ter unidade de produção de grafeno.

2018-12-18 07:39

Categoria: 

Concelho: 

O VougaPark - Centro de Inovação - vai ter unidade de produção de grafeno.

A partir de Sever do Vouga, a Graphenest - Advanced Nanotechnology, instalada no VougaPark-Centro de Inovação, vai produzir grafeno em escala semi-industrial para os Estados Unidos, Europa e Ásia.

Os projetos GProd e GNESIS, que vão permitir adaptar o pavilhão do VougaPark e instalar uma unidade piloto semi industrial para a produção de grafeno, respetivamente, serão apresentados no dia 19 de dezembro, pelas 11h00.

O GProd complementa o projeto GNESIS, que é responsável pela expansão da capacidade produtiva da Graphenest. Desenvolvido com a colaboração de diferentes entidades como a empresa bracarense Displax, Universidade de Aveiro, Universidade do Minho e INL-Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, o GNESIS tem também como objetivo o desenvolvimento de três diferentes aplicações: tintas anti corrosivas, plásticos com escudos eletromagnéticos e eletrodos de ecrãs de grande dimensão.

No dia 19 de dezembro, durante a visita ao local de implantação da nova unidade de produção e laboratório de investigação e desenvolvimento da Graphenest, serão apresentadas as principais obras de beneficiação a decorrer e os responsáveis da Graphenest irão explicar como será a implementação da nova unidade de produção.

Recorde-se que a Graphenest-Advanced Nanotechnology, criada em julho de 2015, após um investimento da Portugal Ventures, tem a sede das suas operações no VougaPark-Centro de Inovação.

“Encontramos aqui o que precisávamos para avançar com o nosso projeto e, agora, com a colaboração da Câmara Municipal, estão reunidas as condições para continuarmos a trabalhar a partir de Sever do Vouga”, afirma Bruno Figueiredo, diretor científico da Graphenest.

A Graphenest desenvolve tecnologias inovadoras baseadas no grafeno, isolado pela primeira vez em laboratório em 2004 pelos investigadores russos Konstantín Novosiólov e Andréy Gueim.

A descoberta valeu o prémio Nobel da Física em 2010. Forte, duro, fino, leve e dobrável são algumas das características do nanomaterial que promete construir o futuro.

Os fundadores da Graphenest são Bruno Figueiredo, diretor científico e doutorado em Engenharia Química, Rui Silva, diretor técnico e mestre em Engenharia Química, e Vítor Abrantes, administrador e licenciado em Tecnologia e Design do Produto.