Vista Alegre cria troféu em cristal para vencedor do Festival da Canção.

2018-02-15 10:52

Categoria: 

Concelho: 

A Vista Alegre é responsável pela criação do troféu em cristal que será atribuído à canção vencedora da edição de 2018 do Festival da Canção.

Tem 30 centímetros de altura, pesa cerca de 3,5 quilos, e é o troféu que será entregue à canção que irá representar Portugal no Festival da Eurovisão, sucedendo a Amar pelos Dois, interpretado por Salvador Sobral.

A Vista Alegre seguiu o briefing dado pela RTP para a criação de um troféu único, moderno e estilizado, que se assemelhasse a um microfone de estúdio.

“O troféu foi concebido em cristal de chumbo, um material muito elegante e nobre, de brilho, pureza e translucência únicos. A escultura foi ainda enriquecida com pintura manual a ouro, e diversos elementos de lapidação a fosco”, explica a empresa de Ílhavo.

O processo de criação do troféu do Festival da Canção é integralmente manual, e iniciou-se na zona quente da fábrica de Alcobaça da Vista Alegre, local onde os vidreiros colhem o cristal do forno com a ajuda de uma cana e fazem blocos maciços de cristal.

Estes blocos, incandescentes, seguem para a secção de escultura, onde, após muitas horas de trabalho de desgaste com rodas diamantadas, se chega à forma final das peças. De seguida, a peça segue para um banho de ácido de modo a recuperar todo o brilho caraterístico do cristal Vista Alegre.

A etapa seguinte é a gravação dos logos da RTP, do Festival da Canção e ainda da inscrição “Canção Vencedora”.

Nesta secção grava-se, ainda, através da utilização de jacto de areia, uma trama na parte superior da peça que imita a grelha dos microfones. Por último, é realizada a pintura manual a ouro.

Nuno Barra, administrador da Vista Alegre, conta que “foi com muito orgulho que a Vista Alegre aceitou o desafio lançado pela RTP. Esta parceria é muito prestigiante para a marca, pois é uma oportunidade de mostrar ao grande público que a Vista Alegre produz um dos mais puros cristais do mundo, combinando as técnicas ancestrais dos seus mestres vidreiros, com um design de excelência que em 2017 foi reconhecido a nível internacional cinco vezes pelos mais prestigiados prémios do setor. Neste momento, estamos empenhados em contribuir para que 2018 seja mais um ano brilhante para o Festival da Canção”.