Vista Alegre confirma arrefecimento da economia mas garante contratos de 20 milhões até final do ano.

2021-03-05 07:55

Categoria: 

Concelho: 

Resistir às perdas provocadas pela pandemia mas com sinais positivos para futuro.

A Vista Alegre revela ter contratos garantidos até final do ano no valor de 20 milhões de euros.

Tem assegurados novos contratos de fornecimento totalizando mais de 20 milhões de euros para o segundo, terceiro e quarto trimestre de 2021.

A Europa é o destino principal destes fornecimentos, para França, Alemanha e Países Escandinavos, mas a destacar ainda que uma parte significativa (25%) se destina ao continente Asiático.

Estes novos contratos juntam-se à existente e dinâmica carteira de encomendas da sua vasta rede de distribuição, que tinha já cerca de 25 milhões de euros em carteira, no canal private label, para este período, o que totaliza 45 milhões de euros em carteira e representam uma base importante para a empresa manter uma atividade com bons níveis de produção.

A empresa fez o anúncio esta quinta-feira, no dia em que revelou ter fechado os primeiros dois meses de 2021 com um volume de negócios acumulado de 12,1 milhões de euros, verificando uma quebra de 34% relativamente ao mesmo período de 2020.

No mês de fevereiro de 2021 o volume de negócios foi de 6,5 milhões de euros, uma diminuição, face ao mesmo mês de 2020, de 32,8% (-3,2 milhões de euros), notando-se, no entanto, já uma ligeira melhoria nas vendas, face ao mês anterior.

As vendas online cresceram compensando parcialmente a quebra no canal de retalho pelo facto da rede de lojas em Portugal continuar encerrada em resultado da suspensão das atividades de comércio a retalho e do encerramento dos estabelecimentos abertos ao público decretada pelo Governo Português no quadro das medidas de confinamento em vigor.

Vista Alegre Atlantis, nos segmentos de porcelana e cristal, e a Faianças Artísticas Bordalo Pinheiro, no segmento da faiança, decidiram prorrogar as medidas de “lay-off” simplificado e de redução temporária do PNT (conforme diploma legal em referência), tendo assim lugar a prorrogação da suspensão temporária de contratos de trabalho de parte dos respetivos trabalhadores comunicada no passado dia 05 de fevereiro, passando a abranger, no mês de março, cerca de 10,81% dos trabalhadores da Vista Alegre Atlantis S.A. e 1,64% dos trabalhadores da Faianças Artísticas Bordalo Pinheiro (todos trabalhadores afetos à rede comercial).

Os demais trabalhadores destas subsidiárias continuam a prestar trabalho a tempo inteiro ou com redução temporária do PNT (16,45% dos trabalhadores da Vista Alegre Atlantis S.A. e 1,97% dos trabalhadores da Faianças Artísticas Bordalo Pinheiro, S.A. estão com redução do PNT).

A unidade produtiva da Ria Stone (na foto), Fábrica de Louça de Mesa em Grés, S.A., em Ílhavo, no segmento grés mesa, retomou em pleno o seu regime de laboração desde o dia 1 de março.