Vista Alegre apresenta um novo projeto - Urban.Art@VA - inovação e tradição unidas num jarro histórico.

2021-10-25 13:29

Categoria: 

Concelho: 

A Vista Alegre, marca que desde 1824 "se coloca à frente do seu tempo", volta a inovar e, sem perder o seu traço identitário, apresenta um novo projeto artístico "onde a sua herança histórica é um dos seus principais elementos agregadores".

Consagrada mundialmente pelo design de vanguarda e pelo multipremiado dinamismo, fruto das conceituadas parcerias criativas e tecnológicas nacionais e internacionais, a Vista Alegre não deixa de revisitar o seu património estético, com quase dois séculos de vida, mas com um olhar contemporâneo.

É desta forma que surge o novo projeto “Urban.Art@VA”, no qual um antigo jarro de água em porcelana, recuperado do espólio do Museu Vista Alegre, serve de tela ao cruzamento inusitado com a arte urbana. Num movimento de trazer a arte urbana para a decoração de espaços interiores, a Vista Alegre foi procurar artistas conceituados "que, de forma audaz, transportassem a sua arte para uma peça decorativa". "Um enorme desafio que englobou a passagem de uma grande escala, à qual estes artistas estão habituados a trabalhar, para uma escala mais reduzida e tridimensional, passando de grandes superfícies planas para a forma circular de um jarro. O resultado final reflete uma simbiose entre o classicismo das peças Vista Alegre e a contemporaneidade da street art, em 3 peças que se tornaram de grande complexidade técnica tanto para os artistas como para os pintores da Vista Alegre".

A Vista Alegre convidou três street artists portugueses – Violant, Mr.Dheo e Odeith – que aplicam a sua arte e técnica numa réplica ligeiramente reformulada do jarro, fazendo nascer três peças decorativas exclusivas e limitadas a 195 exemplares, que já se encontram à venda nas lojas físicas da Vista Alegre e na loja on-line.