Vagos: Multinacional francesa compra empresa local e confirma entrada na construção de barcos a motor.

2023-02-27 14:44

Categoria: 

Concelho: 

A multinacional Catana, empresa construtora de catamarãs, comprou a Composite Solutions, empresa sedeada em Vagos, e que ficou conhecida pelo seu carácter inovador na engenharia marítima ao nível de embarcações e equipamentos para monitorizar o mar, e vai entrar no mundo da construção de barcos a motor.

Com a aquisição feita em Portugal, os franceses passam a dispor de uma participação global de 90% na empresa instalada em Vagos.

Este investimento ronda os 3,6 milhões de euros, com recurso a 2 milhões de euros da Catana, para uma participação de 50,01% na Composite Solutions, e mais 1,6 milhões de euros do grupo familiar Financière Poncin, acionista do grupo Catana, para uma participação de 39,99%.

A Composite Solutions, criada em 2014 por Paulo Neta e Ricardo Neta conseguiu vincar diferenças na área de compósitos para ambientes marinhos.

Os sócios fundadores da empresa que foi lançada no CIEMAR (Ílhavo) mantêm uma participação de 10%.

A entrada do grupo francês em Portugal significa a aposta na construção de barcos a motor e deverá implicar a construção de uma nova fábrica.

As informações que vieram a público, em jornais de economia e da especialidade no campo da náutica, adiantam que há acordo para garantir uma propriedade à beira-mar onde o grupo vai desenvolver o novo projeto mas ainda não foi confirmada a localização nem a presença na área portuária de Aveiro.

O Grupo Catana tem instalações em França e na Tunísia e prepara a aposta no mercado nacional onde irá desenvolver a aposta na construção de barcos a motor.