Universidade de Aveiro acolhe assinatura dos Pactos Setoriais para a Competitividade e Internacionalização.

2019-09-09 16:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro acolhe na quarta-feira (11) a cerimónia de assinatura dos Pactos Setoriais para a Competitividade e Internacionalização celebrados entre o Ministério da Economia e 10 Clusters reconhecidos pelo IAPMEI em 2017, no âmbito do Programa Interface. A cerimónia será presidida pelo Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, acompanhado pelo Secretário de Estado da economia, João Correia Neves.

Depois de terem sido assinados os primeiros 6 acordos, em março e abril deste ano, o Governo celebra agora mais 10 Pactos Setoriais com o AED Cluster, Plataforma Ferroviária Portuguesa; Cluster de Competitividade da Petroquímica, Química Industrial e Refinação, Cluster do Calçado e da Moda, Cluster do Mar Português, Cluster Portugal Mineral Resources, Cluster Habitat Sustentável, Smart Cities Portugal Cluster, Cluster Têxtil: Tecnologia e Moda e TICE.PT.

Os Pactos Setoriais de Competitividade e Internacionalização corporizam um conjunto de novas iniciativas nos domínios da digitalização das indústrias (i4.0), da capacitação de recursos humanos, na consolidação dos fatores de atratividade externa do país, na internacionalização e na promoção da I&D.

O objetivo é incentivar o desenvolvimento de uma economia circular e uma eficaz transição energética e ecológica.