Ubiwhere cria na UA centro de experimentação e desenvolvimento em Tecnologia.

2021-06-15 08:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro acolhe novo espaço "tecnológico e inovador" concebido pela Ubiwhere.

Esta terça-feira, 15 de junho, às 14h30, é inaugurado no Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI) da Universidade de Aveiro o Connected Intelligence Open Lab, by Ubiwhere, um novo espaço de experimentação e desenvolvimento em Tecnologia, Conectividade e Inteligência Urbana concebido pela Ubiwhere, empresa high-tech aveirense, em colaboração com a Universidade de Aveiro (UA).

O evento conta com a participação do Reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira; do Diretor do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática, Nuno Borges de Carvalho; e dos CEO da Ubiwhere, Rui A. Costa e Nuno Ribeiro.

O Connected Intelligence Open Lab, by Ubiwhere, é especialmente dedicado à experimentação e desenvolvimento em Tecnologia, Conectividade e Inteligência Urbana, tendo por objetivo alavancar parcerias entre a academia e o cluster tecnológico que permitam a geração de dados e inteligência para as cidades, numa lógica de conectividade e interoperabilidade.

Este Open Lab tem como objetivo baixar as barreiras de entrada a novos developers, estudantes, investigadores ou startups que queiram testar aplicações utilizando um ambiente end-to-end de 5G.

Para o efeito, o Open Lab é compatível com OpenRAN e possui uma instância de um 5G core para possibilitar o teste de aplicações que utilizem esta tecnologia como base.

O Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI) foi fundado em 1974, com o nome de Departamento de Eletrónica e Telecomunicações, tendo sido um dos primeiros departamentos a iniciar atividade após a criação da Universidade de Aveiro em 1973.

Em 2006 foi alterada a sua designação por forma a espelhar a atividade existente no Departamento na área da Informática.

A Ubiwhere, fundada em 2007, é uma empresa de software focada na Investigação e Desenvolvimento nas áreas de Smart Cities, Telecomunicações e Internet do Futuro, e Novas Tecnologias.

O programa desta iniciativa arranca às 14h30.