UA recebe lançamento de projeto para a criação de infraestrutura de dados e cloud aberta.

2021-05-26 09:21

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O ilhavense que é Diretor-geral de Informática da Comissão Europeia vai estar na Universidade de Aveiro no lançamento de um projeto de escala europeia dedicado ao armazenamento de dados.

Mário Campolargo marca presença no lançamento do Hub Nacional GAIA-X.

Esta quarta, a partir das 11h, no Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro, encontro sobre gestão de dados.

O evento contará com a presença do Presidente do Conselho de Administração do GAIA-X, Hubert Tardieu, do Diretor-geral da Direção-Geral de Informática (DIGIT) da Comissão Europeia, Mário Campolargo, do Reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira, do Secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo, e do Presidente do TICE.PT, Manuel Ramalho Eanes.

Os dados são considerados, cada vez mais, um fator crítico para a criação de novos modelos de negócio, impulsionando a criação de ecossistemas de inovação e fomentando a competitividade e prosperidade económica europeia.

Para impulsionar a posição de liderança da União Europeia na economia dos dados e da cloud, é necessário criar um ecossistema digital aberto, que permita às empresas europeias concorrer a nível global.

É neste contexto que surge o GAIA-X, um projeto nascido na Europa, para a Europa, que tem como objetivo criar uma infraestrutura de dados e cloud aberta, segura e confiável, hiper escalável e agregadora de várias empresas europeias.

O TICE.PT - Pólo das Tecnologias e Informação, Comunicação e Eletrónica, responsável pela dinamização do Hub Nacional GAIA-X, lança a iniciativa.