UA recebe apresentação do livro “Ilídio Pinho: Uma vida. O Empresário e a Utilidade Pública”.

2015-09-10 09:51

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro acolhe esta quinta a apresentação do livro “Ilídio Pinho: Uma vida. O Empresário e a Utilidade Pública”. A obra, uma biografia do empresário Ilídio Pinho, é apresentada pelo autor, o professor catedrático José Manuel Mendonça, seguindo-se uma intervenção do banqueiro António Horta Osório, assim como um testemunho vídeo-gravado do ex-Presidente da República Mário Soares. O evento termina com uma intervenção do próprio Ilídio Pinho. A apresentação está marcada para as 17h30.

Ilídio Pinho é Fundador e Presidente da Fundação Ilídio Pinho, Ilídio Pinho Holding e Fomentinvest, para além de outras empresas. É também membro do Conselho Geral e de Supervisão da EDP - Energias de Portugal, S.A, e membro do Conselho de Curadores da Universidade de Aveiro (UA), entre diversos cargos institucionais.

Nascido em Vale de Cambra em 19 de dezembro de 1938, concluiu o curso de Engenharia Eletrotécnica e Máquinas no Instituto industrial do Porto em 1961, estagiando em empresas industriais de referência, como a Smol, Rabor e CUF. Após curta carreira na Oliva, Vicaima e Arlindo Soares Pinho-Indústrias Metalúrgicas, decidiu seguir o seu impulso empreendedor e criou a COLEP, acrónimo derivado do seu nome de família.

Internacionalizou-se também na produção de bens de equipamento, exportando fábricas de embalagem metálica chave-na-mão, e criou os alicerces para o que é hoje a maior empresa europeia do sector e uma referência mundial. O Grupo Colep compreendeu a Colep Portugal, COLEP Espana, COLEP-Vulcano, CMB-COLEP, COLEP Imobiliária, COLEP Trading e COLEP Inova.

Tem o nome ligado a empresas como IP TUR, Nacional Gás, Lusitânia Gás, EGA, EGL, Edisoft, Transinsular, Megasis, Nunes Rodrigues & Cia, Sitape, Pedral, Cabelte, Solidal, Solikap e Litarte.

Ator de primeiro plano no desenvolvimento económico do país, foi ainda acionista fundador, promotor e membro dos órgãos sociais de diversos bancos, seguradoras e sociedades financeiras, como o BIG, BCP, CISF, Ocidental, Ocidental-Vida, Lusitânia, Lusitânia-Vida, Banco Comercial de Macau, BNI, Banco Mello de Investimentos, Banco Mello Comercial, Global Seguros e Global Vida.

Para além do envolvimento nos inúmeros projetos levados a cabo pela Fundação Ilídio Pinho, foi membro do Conselho Geral da Fundação Gomes Teixeira da Universidade do Porto (UP), da Comissão Instaladora do Instituto de Design do Porto, do Conselho Científico-Empresarial do Instituto Empresarial Portuense, do Senado da UP, da Comissão Administrativa do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, do Conselho Consultivo do IESF, do Conselho Consultivo da Faculdade de Economia da UP e do Conselho Consultivo da UA.

Entre muitas outras distinções e reconhecimentos, Ilídio Pinho foi distinguido com altas distinções de mérito a nível nacional: Comendador da Ordem do Mérito Industrial e Grã-Cruz da Ordem do Mérito. Foi Vogal da Chancelaria das Ordens Honorificas para a Área Industrial, agraciado com a Medalha de Ouro e título de Cidadão Honorário de Vale de Cambra, tendo sido dado o seu nome a urna avenida de entrada da cidade, e também com a Medalha de Ouro da Universidade Católica Portuguesa. Do IAPMEI recebeu a distinção de Empresário 2005.