UA cria método pioneiro para analisar territórios de baixa densidade.

2019-03-20 15:25

Categoria: 

Concelho: 

Aldeias Históricas de Portugal, Universidade de Aveiro, Instituto Politécnico da Guarda e Turismo Centro de Portugal desenvolvem método pioneiro para analisar territórios de baixa densidade.

Projeto PlowDeR vai permitir medir o impacto económico e social das atividades geradoras de riqueza em territórios afastados dos centros de decisão.

O Modelo vai ser apresentado a 3 de abril e pode ser replicado a nível nacional e internacional.

O projeto-piloto foi desenvolvido durante 18 meses, a partir de setembro de 2017, no território abrangido pelas AHP. A essência e valia patrimonial inigualável das AHP mobilizaram as esferas decisórias para a modelação de um projeto de desenvolvimento socioeconómico assente no património, conferindo-lhe desde a sua génese vocação para o turismo.Com o Projeto PlowDeR reafirma-se a capacidade da Rede das Aldeias Históricas de Portugal de ser um território inovador, como aliás está plasmado na sua visão.

A matriz poderá, até, ser aplicada à escala internacional, pois, como enfatiza o relatório “The Millennium Development Goals”, da ONU, “a má qualidade dos dados, a sua pertinência e a indisponibilidade de dados desagregados sobre dimensões importantes para o desenvolvimento são fatores que se apresentam como um grande desafio.

Como resultado deste quadro débil, muitos governos nacionais, regionais e locais continuam a depender de dados desatualizados ou dados de qualidade insuficiente para o devido planeamento e tomada de decisões”.Para dar a conhecer os resultados do Projeto PlowDeR, está agendado um Seminário de Encerramento, no dia 3 de abril, entre as 14h00 e as 17h30, no auditório do INATEL Linhares da Beira Hotel Rural.

No Seminário será feito o enquadramento, a metodologia e a apresentação dos resultados, a que se seguirá um painel intitulado "Sustentabilidade dos Territórios de Baixa Densidade".