UA assinala abertura da safra de sal na marinha "Santiago da Fonte".

2015-06-03 08:19

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro (UA) promove, esta quarta, uma sessão que assinala a participação da marinha Santiago da Fonte na Rota Sal Tradicional Rota do Atlântico, dando oficialmente início à época da safra do sal nesta marinha, propriedade da UA. Paralelo à Green Week 2015, o programa inclui ainda um workshop aberto a todos os interessados, a decorrer na Sala do Senado (edifício da Reitoria), e termina com um tributo ao marnoto José Simões que foi responsável pela produção de sal nesta marinha. O sal de Aveiro poderá ser saboreado nas refeições servidas no snack bar e no restaurante da UA.

Propriedade da UA desde 1993, a marinha de Santiago da Fonte é uma das sete que ainda continuam a produzir sal marinho, de forma artesanal, em Aveiro. Desde a sua aquisição, a UA assume que pretendeu "contribuir para a preservação de uma prática artesanal secular na região" e proporcionar à comunidade académica "um laboratório, a céu aberto, para várias áreas do conhecimento".

Este ano, a UA assinala o início da época da safra do sal com uma sessão pública que conta com a realização de um workshop, às 14h00, na Sala do Senado, para além do momento simbólico de abertura da época da safra, na Marinha Santiago da Fonte, às 16h30. O workshop Rota STRA – Sal Tradicional Rota do Atlântico - prevê um conjunto de intervenções sobre boas práticas nacionais em que participam os produtores Filipe Raiado, da marca “Sal Marim” (Castro Marim), Pedro Oliveira (Murraceira – Figueira da Foz), Luís Lopes e João Lopes (Loja do Sal – Rio Maior).

A atividade decorre em paralelo com a Green Week 2015, a maior conferência anual em matéria de política europeia ambiental, uma iniciativa da Comissão Europeia.

A sessão termina com um tributo prestado pelo Reitor da UA a José Simões, marnoto que exerceu a sua atividade na Marinha de Santiago da Fonte, a que os filhos, João e Paulo, dão atualmente continuidade.

Ainda no âmbito dos eventos relacionados com o início da safra na Marinha Santiago da Fonte, em duas das unidades de alimentação da UA (o restaurante universitário e o snack bar) serão servidas refeições confecionadas com sal produzido na marinha.