UA apresenta plataforma dedicada à construção.

2015-09-15 08:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro apresenta uma nova plataforma tecnológica dedicada às empresas da fileira do Habitat. Transferir o conhecimento de excelência e os meios tecnológicos desenvolvidos na Universidade de Aveiro (UA) para os setores empresariais abrangidos pela cadeia de valor do Habitat é a grande missão da nova Plataforma Tecnológica Habitat@UA (PT Habitat@UA). A Plataforma enquadra-se na aposta da UA em coordenar as competências internas direcionadas para setores-chave da economia nacional, no sentido de dar uma resposta articulada e multidisciplinar, neste caso, relacionada com a construção, reabilitação e a cadeia de valor do Habitat.

A cerimónia de apresentação, às 17h no Auditório Mestre Hélder Castanheira (Livraria da UA), contará com as intervenções de Manuel António Assunção, Reitor da UA, Carlos Pascoal Neto, Vice-reitor, José de Matos, secretário-geral da Associação de Portuguesa de Comerciantes de Materiais de Construção (APCMC), de Sérgio Salústio, diretor de Desenvolvimento da Bosch, e de Victor Ferreira, coordenador da PT Habitat@UA e presidente do Cluster Habitat Sustentável.

Sendo o Habitat um dos eixos da Estratégia Nacional de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente, aliado ao destaque dado ao tema das soluções industriais sustentáveis pela estratégia RIS3 da Região Centro, "é de extrema importância que se articule as competências da UA neste domínio do Habitat com o setor empresarial e com a sociedade em geral, no sentido de dar resposta a desafios determinantes para o desenvolvimento da região e do país", afirma Vítor Ferreira, professor do Departamento de Engenharia Civil e coordenador da PT Habitat@UA..

Ciente disso, e considerando que é na região Centro que existe uma forte implantação de indústrias destes setores, a PT Habitat@UA enquadra-se na aposta da UA em reunir competências internas para dar uma resposta multidisciplinar a diferentes setores do Habitat. A iniciativa permite ainda uma participação da UA mais ativa nos clusters de competitividade, em particular, no Cluster Habitat Sustentável.