UA, Altice e Novos Mares em consórcio que vai trabalhar Investigação e Desenvolvimento na área dos média.

2017-11-13 10:26

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A Universidade de Aveiro, a Altice Labs e a Novos Mares, detentora do alvará da Terra Nova (rádio), integram o consórcio de 24 instituições que dispõem de 9,5 milhões de euros para o maior projeto português de Investigação e Desenvolvimento na área dos média até 2020.

O grande objetivo passa por desenvolver uma fileira empresarial nacional do setor, reforçando a presença das entidades nacionais nos mercados internacionais através da disponibilização de novos produtos e sistemas que endereçam o setor dos conteúdos digitais.

Chama-se CHIC (Cooperative Holistic View on Internet and Content) o projeto que arrancou em Outubro passado realizando-se amanhã à tarde, terça-feira, às 14h30, no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), no Porto, a primeira reunião geral envolvendo representantes de todos os parceiros.

“Temos trabalhado há já algum tempo para construir este consórcio em Portugal. Até 2020 queremos desenvolver um ecossistema baseado em formatos abertos e tecnologias interoperáveis que promovam a dinamização da criação de conteúdos nacionais e a sua troca entre os diferentes atores da cadeia de valor”, explica Alexandre Ulisses, coordenador do CHIC e gestor de inovação da MOG.

O CHIC prevê exportar até 2020 os novos produtos que vai desenvolver, tais como, a título de exemplo, sistemas para a transmissão em tempo real de vídeo 4k usando IP na cloud, ou um sistema de realização de TV na cloud ou, ainda, uma plataforma para a disponibilização digital do plano nacional de Cinema às escolas. Os produtos serão comercializados em 77 mercados internacionais, dos quais se destacam o brasileiro, alemão, espanhol, norte-americano, russo e asiático.

“Prevemos ainda que haja um aumento na rede de parceiros atuais das empresas do consórcio em 15%. O projeto pretende também aumentar a capacidade exportadora das empresas nacionais conseguindo que, das vendas do projeto, cerca de 69% correspondam a vendas ao exterior e aumentar o investimento em I&D por parte das empresas participantes no projeto em 20%, atingindo assim os 22 milhões de euros”, refere Artur Pimenta Alves, coordenador científico do projeto e consultor da administração do INESC TEC.