Turismo no Centro cresce em dormidas e proveitos.

2017-02-17 07:51

Categoria: 

Concelho: 

O ano de 2016 foi o melhor de sempre para a atividade turística no Centro de Portugal. Os Resultados Preliminares sobre o setor, revelados pelo Instituto Nacional de Estatística, comprovam que a procura pela região centro disparou a nível nacional e, particularmente, internacional.

Destaque para o aumento das dormidas em hotelaria de cidadãos estrangeiros no Centro de Portugal que cresceu 12,3%. Os cidadãos nacionais continuam, por seu lado, a eleger o Centro como destino, tendo aumentado as suas dormidas em 7,9%. No total global, as dormidas em 2016 no Centro de Portugal registaram um crescimento de 9,74%, ficando muito perto das 5 milhões (4.943.896).

No mesmo período, os proveitos cresceram 13,65% num valor superior ao aumento das dormidas. No total, as dormidas em hotelaria no Centro de Portugal renderam 228,5 milhões de euros.

Os números não surpreendem Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal (TCP), para quem este é o resultado do esforço que os profissionais do setor, e o próprio TCP, têm desenvolvido para atrair visitantes à região.

“Estes números comprovam que a estratégia que definimos é a correta. O Centro de Portugal tem vindo a ganhar espaço como destino na perceção dos turistas, a nível nacional como internacional. É uma região que reúne condições ótimas para ser um destino atrativo, devido à sua grande diversidade de recursos turísticos e possibilidades de visita. É um território singular, único e ao mesmo tempo diversificado, capaz de atrair o turista mais curioso e exigente”, sublinha.

E se o ano de 2016 superou as expetativas, 2017 promete manter a tendência de crescimento para o Turismo do Centro. Acontecimentos como a visita do Papa Francisco a Fátima, em maio, e distinções internacionais - o Centro de Portugal foi eleito pelos agentes de viagens europeus o destino preferido para este ano - são a garantia de que este será mais um ano de crescimento turístico.