Turismo do Centro leva sabores da região à Fitur em Madrid.

2024-01-23 14:22

Categoria: 

Concelho: 

O Centro de Portugal marca presença na Feira Internacional de Turismo de Madrid (FITUR) que acontece de 24 a 28 de janeiro.

Além da representação institucional da região, confirmada a participação de diversas empresas, associações e municípios do território.

O ponto alto da participação acontecerá no sábado, dia 27, a partir das 16h30, com a realização da experiência "Uma Viagem pela Gastronomia do Centro de Portugal”.

Conduzida por João Quaresma, da Turismo Centro de Portugal, em colaboração com as oito Comunidades Intermunicipais (CIM) da região, as suas cinco Comissões Vitivinícolas e a InovCluster – Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro, a iniciativa irá oferecer aos participantes uma degustação de produtos regionais e vinhos premiados, que refletem a identidade e a tradição do Centro de Portugal.

“A gastronomia é um dos elementos mais distintivos e atrativos do Centro de Portugal, que se orgulha de ser um território com uma enorme variedade de produtos de qualidade, desde o marisco e o peixe da costa atlântica até aos queijos e enchidos das zonas de interior. Queremos mostrar aos visitantes da FITUR que o Centro de Portugal é um destino gastronómico de excelência, que combina o sabor, a inovação e a sustentabilidade”, explica João Quaresma.

A jornada gastronómica convidará os visitantes a saborear produtos como os Queijos DOP Centro de Portugal, pela InovCluster; o Bolo Podre e os Pastéis de Vouzela (CIM Viseu Dão Lafões); o Pão de Ló do Painho e os Pastéis de Feijão de Torres Vedras (CIM Oeste); o Presunto e a Marmelada (CIM Médio Tejo); as Brisas do Lis, os Pasteis de Mós e os Arqueiros Abafado da Batalha (CIM Região de Leiria); o Maranho e as Pantufas de Vila Velha de Ródão (CIM Beira Baixa); o Queijo da Serra da Estrela DOP (CIM Beiras e Serra da Estrela); o Bolo de Ançã, o Mel e o Licor Beirão (CIM Região de Coimbra); e os Ovos Moles de Aveiro (Região de Aveiro).

Toda a viagem será harmonizada com vinhos e espumantes do Dão, da Bairrada, da Região de Lisboa, do Tejo e da Beira Interior.

Ao longo da "Viagem pela Gastronomia", Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, e representantes das CIM apresentarão o destino Centro de Portugal em interação com o público.

O evento também contará com a exibição do filme documental "Uma Viagem-Romance pela Gastronomia e Vinhos do Centro de Portugal, by Diogo Rocha”, bem como vídeos promocionais das CIM e parceiros.

Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, destaca a importância estratégica da participação do Centro de Portugal na FITUR.

“A FITUR é uma oportunidade única para o Centro de Portugal se afirmar como um destino turístico de referência, não só para o mercado espanhol, que é o nosso principal emissor de turistas, mas também para o mercado ibero-americano, que apresenta um grande potencial de crescimento”, sublinha.

“A nossa presença na feira, que é cada vez uma referência nesta área, visa reforçar a notoriedade e a competitividade da região, que tem registado um aumento significativo de visitantes nos últimos anos. A oferta diversificada e de qualidade do Centro de Portugal, que abrange desde o património histórico e cultural até a natureza e o bem-estar, é um argumento poderoso, que procuramos potenciar com a participação em eventos estratégicos, como este”, acrescenta Raul Almeida.

A presença institucional da região na FITUR será assegurada pela Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal, representada no stand do Turismo de Portugal.

A Turismo do Centro de Portugal aproveitará o evento para realizar reuniões estratégicas com parceiros internacionais.

Além da participação da Turismo Centro de Portugal, vão estar presentes na FITUR Comunidades Intermunicipais e municípios da região em stand próprio.

O Pavilhão 4 – Stand 4C02 será o ponto de encontro dos visitantes que desejam conhecer a oferta do Centro de Portugal.

Com mais de 9.000 empresas e entidades participantes, de 152 países e regiões, a FITUR 2024 poderá receber perto de 150.000 visitantes profissionais durante a semana e 100.000 visitantes do público em geral no fim de semana.

De 24 a 26 de janeiro, a feira é exclusiva a profissionais e convidados, entre as 10h00 e as 19h00. O público em geral pode visitar a feira no dia 27, até às 20h00, e no dia 28, até às 18h00.