Turismo do Centro homenageia dirigentes de entidades regionais que terminam mandatos.

2023-05-31 10:36

Categoria: 

Concelho: 

A Turismo Centro de Portugal homenageou, ontem, nove personalidades e instituições que têm contribuído para o desenvolvimento e notoriedade do turismo na região Centro de Portugal.

Esse momento ocorreu durante o Jantar Oficia do Fórum “Vê Portugal” que decorre na cidade da Covilhã.

A cerimónia foi presidida pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Após discursos de boas-vindas, por parte de Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, e de Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, foram revelados os homenageados.

Foram distinguidos três presidentes das Entidades Regionais de Turismo que terminam este ano os seus mandatos, nomeadamente João Fernandes (ERT Algarve), Victor Costa (ERT Lisboa) e Vítor Silva (ERT Alentejo); Alexandre Patrício Gouveia (a título póstumo); Chão do Rio, Turismo de Aldeia em Travancinha, Seia (sustentabilidade); Casa Grande de Loureiro, em Tábua (hotelaria); Restaurante Vallécula, em Valhelhas, na Guarda (restauração); Água de Luso, na Mealhada (Marca) e Boom Festival, em Idanha-a-Nova e Festa dos Tabuleiros, em Tomar (eventos).

Pedro Machado foi igualmente homenageado por parte dos três presidentes das ERT cessantes, uma vez que o presidente da Turismo Centro de Portugal também termina funções este ano.

No decorrer do Jantar Oficial foram também entregues os Prémios do Concurso de Empreendedorismo Turístico “José Manuel Alves”, instituídos pelo Turismo Centro de Portugal, e que visam apoiar projetos inovadores no setor do Turismo com implementação na região Centro.

Houve ainda tempo para a atribuição dos prémios “Best of Responsible Trails”.

Estes são promovidos pela A2Z Consulting e distinguem anualmente os percursos ao ar livre (walking e cycling) que se destacaram no ano anterior pelas melhores práticas, com a atribuição dos “Best of Responsible Trails”, em três categorias (Inteligente, Conservação e Comunidade).

Venceram, na categoria Comunidade, a caminhada PR 1 LRA - Rota do Vale do Lapedo, em Leiria; na categoria Conservação, a caminhada PR17 CVL - Rota das Pontes, na Covilhã; e na categoria Inteligente, a Grande Travessia Montanhas Mágicas em BTT.