Turismo do Centro garante região com selo "clean and safe".

2020-05-22 11:05

Categoria: 

Concelho: 

Mais de 1000 empresas de atividade turística do Centro de Portugal já conquistaram o direito de exibir o selo “Clean and Safe”.

Este selo, recorde-se, resulta de um processo de certificação do Turismo de Portugal que visa transmitir maior confiança aos turistas.

Na região Centro de Portugal, exibem já o selo 418 empreendimentos turísticos, 224 unidades de alojamento local, 214 agentes de animação turística, 149 agências de viagens e operadores turísticos e ainda 86 restaurantes.

Para a restauração o processo começou mais tarde, a 15 de maio.

Os números têm crescido diariamente e a TCP tem em curso um conjunto de videoconferências, em parceria com o Turismo de Portugal e com representantes das associações do setor, com o intuito de reforçar a formação dos empresários sobre todos os aspetos deste selo.

“Hotéis, alojamentos, restaurantes e todas as empresas do setor não se pouparam a esforços para dotar os seus estabelecimentos e os seus negócios de todas as condições exigidas por esta nova realidade, pelo que não surpreende que sejam já mais de 1000 as empresas da região com o selo ‘Clean & Safe’. Este selo é a melhor garantia que podemos dar aos turistas de que podem visitar o Centro de Portugal em total segurança”, adianta Pedro Machado.

Os números, que resultam de uma amostra representativa das unidades da região (à exceção de parques de campismo), demonstram que 39,8% dos empreendimentos estão abertos, 33,7% vão reabrir até 15 de junho e 26,3% só o farão depois de 15 de junho.

Dois dos postos de informação turística do Turismo Centro de Portugal já reabriram as portas, após o período de confinamento obrigatório, e estão disponíveis para prestar todo o auxílio a quem os procura.

Aveiro e Fátima funcionam desde dia 18 de maio, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00. A partir de 1 de junho, funcionarão no horário regular.Em Aveiro há uma retoma gradual das unidades de alojamento.

O Hotel das Salinas e o Hotel Aveiro Center, unidades hoteleiras do Grupo Albôi localizados no centro histórico de Aveiro, reabriram as suas portas, esta semana, após um encerramento temporário devido à pandemia da COVID-19.

Ambos os hotéis retomam a atividade com o selo de distinção "Clean&Safe", emitida pelo Turismo de Portugal, que garante a implementação de todas as recomendações da Direção Geral de Saúde relativamente às medidas de higienização e segurança definidas para evitar a contaminação dos espaços com o novo coronavírus.

Entre as medidas adotadas, destaque para a oferta de um kit de proteção sanitária a todos os hóspedes (inclui máscara, luvas e álcool-gel), o serviço de pequeno almoço à la carte no quarto, a colocação de acrílicos de proteção nas receções e o reforço dos procedimentos de limpeza e higienização dos espaços.

“É com confiança que reabrimos o Hotel das Salinas e o Hotel Aveiro Center, após a implementação de um protocolo interno de procedimentos que assegura as melhores condições de segurança e de higiene aos nossos colaboradores e hóspedes. Recomeçamos ainda mais empenhados em reforçar a experiência de excelência que o mercado nos reconhece”, explica Carla Santos, diretora-geral do grupo hoteleiro.