Turismo do Centro é destino convidado na BTL. Aveiro em destaque na revista da TAP em Março.

2018-02-15 07:58

Categoria: 

Concelho: 

A Região Centro é o Destino Nacional Convidado da edição deste ano da Bolsa de Turismo de Lisboa e aposta na dinamização dos territórios afetados pelos incêndios.

A Feira Internacional de Lisboa, de 28 de fevereiro a 4 de março, quis dar um “sinal de apreço” pela capacidade de renovação de um território “tragicamente” afetado no verão passado.

Com este estatuto é garantido um “espaço de maior destaque” para o Turismo Centro de Portugal (TCP) no espaço da BTL e num conjunto de iniciativas variadas, antes e durante a feira, destinadas a potenciar a notoriedade da região.

As principais novidades da presença do Centro de Portugal na BTL foram anunciadas, esta quarta, em conferência de imprensa que teve lugar no Museu da Cerveja, em Lisboa.

Ficou a saber-se que Aveiro estará em destaque na revista de bordo da TAP em Março e essa edição será apresentada no stand da TAP na BTL. Editada em português e inglês, estima-se que a UP Magazine chegue a mais de 1 milhão de leitores.

O stand do Centro de Portugal vai ocupar a mesma posição central a que já habituou os visitantes, à entrada do Pavilhão 1 (o pavilhão principal), mesmo ao lado do Turismo de Portugal.

No entanto, por ser o Destino Convidado, a área do stand cresceu, de 648 m2 para 702 m2: mais 54 m2 do que em 2017. Um crescimento do espaço de exposição que acontece sem acréscimo financeiro para o TCP.

De salientar, que a participação na feira será este ano gratuita para as empresas diretamente afetadas pelos incêndios de 2017, no que constitui um “incentivo”.No total, vão estar representadas 30 empresas e instituições do Centro de Portugal, além das oito Comunidades Intermunicipais da região (Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela, Médio Tejo, Oeste, Região de Aveiro, Região de Coimbra, Região de Leiria e Viseu Dão Lafões).

O facto de ser Destino Nacional Convidado possibilitou ao Centro de Portugal ser destaque da revista Evasões na sua edição de 23 de fevereiro, em que será publicada uma extensa reportagem sobre a região.

O pacote promocional Destino Convidado prevê ainda a colocação de elementos promocionais identitários da Região Centro, em locais estratégicos de Lisboa. O destaque maior vai para o Campo Pequeno, onde será instalada uma tela de grandes dimensões (16x6 metros), alusiva à região, e uma réplica de um dinossauro, proveniente do Dino Parque da Lourinhã.

Serão também particularmente visíveis, em espaços nobres da capital, frases a apelar aos produtos-chave do Centro de Portugal: “Turismo do Centro tem Neve", "Turismo do Centro tem Ondas", "Turismo do Centro tem Fé", "Turismo do Centro tem Património", "Turismo do Centro tem Natureza", "Turismo do Centro tem Gastronomia e Vinhos", "Turismo do Centro tem Termas", "Turismo do Centro tem Aldeias”.

A acrescentar a tudo isto, o TCP participará em múltiplas ações durante a feira. Logo no dia 28 de fevereiro, pelas 18h30, será assinado no stand da APAVT - Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo o protocolo “Turismo Centro de Portugal - Destino Convidado APAVT 2018”. Graças a esta distinção, o TCP terá também um espaço no stand da APAVT.

Em data ainda a definir, será também assinado um Protocolo com IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, que estabelece formas de colaboração entre as duas entidades, tendo como objetivos promover o desenvolvimento de melhores condições de empregabilidade e fomentar a formação na área do Turismo.

Pedro Machado, que lidera a Turismo do Centro, reconhece as vantagens de ser destino convidado. "A distinção de o Centro de Portugal ser o Destino Nacional Convidado é um excelente desafio para a região mostrar-se naquilo que tem de melhor. A BTL continua a ser o nosso maior cartaz de apresentação da região", elogiou Pedro Machado, na apresentação.

"O Centro de Portugal já tinha sido o Destino Nacional Convidado em 2013. Como então, constitui uma oportunidade de ouro para podermos apresentar as ações prioritárias para 2018", acrescentou.

Por parte da BTL, Fátima Vila Maior sublinhou a sua grande satisfação pelas "iniciativas dirigidas ao público" apresentadas na conferência de imprensa. "É sempre um prazer trabalhar com o Centro de Portugal", rematou.