Turismo do Centro distingue ideias empreendedoras.

2023-05-25 12:50

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O projeto “Vista da Torre”, dos empreendedores Daniela Batista, Mark McClure e Adriana Mesquita, ficou em terceiro lugar no concurso da Turismo do Centro sobre empreendedorismo.

Este é um projeto em Águeda centrado no desenvolvimento de um espaço de 20 mil metros quadrados perto da vila do Ventoso, com o intuito de proporcionar serviços de alojamento, restauração, atividades outdoor e educacionais associadas ao BTT.

Erguida a 360 metros acima do nível do mar, esta propriedade montanhosa tem “vistas impressionantes e ininterruptas” pelo Centro de Portugal, em direção às colinas de Figueira da Foz e Coimbra, sem falar de Aveiro e do Atlântico que podem ser vislumbrados a oeste.

Quanto ao vencedor é o projeto “O Nosso Fado” (na foto ilustrativa), que vai implementar um Eco Hostel na Serra da Lousã.

Esta é a oitava edição do Prémio José Manuel Alves / Concurso de Empreendedorismo Turístico do Turismo Centro de Portugal.

O Prémio José Manuel Alves / Concurso de Empreendedorismo Turístico distingue projetos inovadores no setor do Turismo, com implementação na região Centro de Portugal.

O nome homenageia um ex-presidente da Região de Turismo do Centro, que esteve na génese da criação do gabinete de apoio ao investimento turístico na região.

Com oito edições já realizadas, este é o prémio de empreendedorismo turístico mais antigo do país, tendo recebido um total de 378 candidaturas, distinguido 64 projetos e premiado 23.Entre as candidaturas a esta oitava edição, foram selecionadas oito para a fase final. O júri, composto por Miguel Mendes (Turismo de Portugal) e Guilherme Fonseca (Portugal Ventures), premiou “O Nosso Fado”, “Coimbra Experiences Hub” e “Vista da Torre”.

O Concurso de Teses Académicas, na sétima edição, tem o objetivo de valorizar o conhecimento gerado no seio da comunidade científica sobre a atividade turística e de o aproximar das empresas do setor do Turismo e de todos os interessados em desenvolver projetos de empreendedorismo turístico.Quanto ao Concurso de Teses Académicas premiou uma dissertação de Doutoramento sobre experiências enogastronómicas e uma de Mestrado sobre turismo criativo.Das 27 teses submetidas a concurso, foram selecionadas cinco finalistas em cada uma das categorias: Mestrado e Doutoramento.

O júri, composto por Alexandra Rodrigues (CCDRC) e Adriano Costa (Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Instituto Politécnico da Guarda) distinguiu a tese de Doutoramento “A co-criação enquanto impulsionadora de experiências enogastronómicas”, de Mariana Sousa e Silva Cabral de Carvalho, e a tese de Mestrado “A regeneração do património olivícola em Portugal com suporte no Turismo Criativo“, Inês Costa Soares.