Turismo Centro de Portugal tem programa para o Dia Mundial do Turismo.

2022-09-22 11:40

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Turismo Centro de Portugal (TCP) vai assinalar o Dia Mundial do Turismo, que se comemora a 27 de setembro, com uma série de iniciativas na região.

O foco estará na criatividade, de braço dado com a sustentabilidade.

A Organização Mundial do Turismo escolheu “Repensar o Turismo” como tema deste ano do Dia Mundial do Turismo.

Com este mote, pretende “colocar as pessoas e o planeta em primeiro lugar e reunir todos, desde governos e empresas até comunidades locais, em torno de uma visão partilhada para um setor mais sustentável, inclusivo e resiliente

Pedro Machado, presidente do TCP, considera que para “repensar o Turismo” é necessário “pôr a criatividade ao serviço das populações”.

“É fundamental que todos os agentes da atividade turística, em conjunto, assumam que o Turismo de nada serve se não contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populações e tornem assim esta atividade ainda mais aliciante e geradora de desenvolvimento”.

As principais iniciativas a realizar nos próximos dias têm como alvo a promoção dos cinco destinos da região Centro de Portugal que integram a Rede das Cidades Criativas da UNESCO – uma rede exclusiva, que distingue as melhores práticas criativas e que reconhece a importância da criatividade para tornar as nossas vidas mais completas.

Assim, o TCP irá promover uma visita de jornalistas e bloggers às cinco Cidades Criativas do Centro de Portugal: Caldas da Rainha (Cidade Criativa do Artesanato e Artes Populares), Óbidos (Cidade Criativa da Literatura), Covilhã (Cidade Criativa do Design) e Idanha-a-Nova e Leiria (ambas Cidades Criativas da Música).

A visita inclui a cidade de Aveiro, por ser a única cidade do Centro de Portugal finalista nas candidaturas a Capital Europeia da Cultura em 2027.

Paralelamente, vai ser lançado, na semana em que se comemora o Dia Mundial do Turismo, o Guia “Cidades Criativas do Centro de Portugal". Este guia, a ser distribuído por um jornal nacional, tem como eixo central a promoção dos cinco destinos criativos.

O Dia do Turismo irá também ser promovido, de várias formas, nas plataformas online do TCP, nomeadamente o seu site e as suas páginas nas redes sociais.

Outra iniciativa em curso, e que se insere no desafio de “repensar o Turismo”, é a co-criação do “Manifesto para o Turismo Sustentável do Centro de Portugal”.

Prestes a ser apresentado, este manifesto assume-se como uma declaração formal que transmite as intenções, a visão e as ações que o TCP quer ver aplicadas no território.

O manifesto resulta do Projeto do Centro Sustentável, que pretende afirmar o Centro de Portugal como um território sustentável, valorizando a sua autenticidade e a sua diversidade.

A segunda etapa do projeto está também já em curso. Trata-se da elaboração do Diagnóstico de Sustentabilidade, que dá voz aos que habitam e trabalham no Centro de Portugal.

Este diagnóstico irá posteriormente dar origem ao Plano de Ação para a Sustentabilidade do Centro de Portugal 2030, uma terceira etapa mais estratégica e na qual já colaboram as Comunidades Intermunicipais e os Municípios da região.

Por fim, é de destacar que o TCP irá participar na VI Cimeira do Turismo Português, que se realiza no dia 27, em Lisboa.

Organizado pela Confederação do Turismo de Portugal, a Cimeira do Turismo tem como tema “O Turismo e o Novo Mundo”. Neste encontro, as principais figuras do Estado português e um vasto conjunto de oradores nacionais e internacionais, privados e públicos, vão debater de que forma o Turismo se deve adaptar ao “novo normal”.