Turismo Centro de Portugal e as cinco Comissões Vitivinícolas Regionais juntos na celebração do enoturismo e da gastronomia.

2020-09-19 10:08

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Turismo Centro de Portugal e as cinco Comissões Vitivinícolas Regionais estiveram reunidas na celebração do enoturismo e da gastronomia da região.

O evento teve lugar na Quinta do Convento, em Alenquer, e finalizou uma visita de três dias que levou jornalistas a conhecer as cinco regiões vínicas do território do Centro de Portugal.

Esta iniciativa encerrou, de forma simbólica, uma visita de três dias que um grupo de jornalistas realizou às cinco regiões vitivinícolas do Centro de Portugal, onde conheceram algumas unidades emblemáticas do segmento do enoturismo.A comitiva começou por visitar a CVR Beira Interior, com paragens no Solar do Vinho a Beira Interior, na Guarda, e em vinhas na zona de Pinhel.

Seguiu-se a CVR Dão, onde conheceram o Solar do Vinho do Dão e um produtor em Nelas, e a CVR Bairrada, nomeadamente o Espaço Bairrada da Curia e duas afamadas adegas deste território.Já na área da CVR Tejo, o grupo foi ao encontro de produtores regionais, em Tomar. Finalmente, na CVR Lisboa, os jornalistas tiveram contacto com um produtor da zona do Cadaval, antes de terminarem a rota na Quinta do Convento

Na ocasião, foi apresentado também o “Guia Enoturismo e Gastronomia Centro de Portugal”, que será distribuído este sábado com um jornal de expressão nacional.

Este guia, com 34 páginas, elenca as principais unidades de enoturismo das cinco regiões vitivinícolas demarcadas na região – Beira Interior, Dão, Bairrada, Tejo e Lisboa –, sugerindo também restaurantes de referência.Pedro Soares, presidente da CVR Bairrada, frisou que todos os intervenientes na atividade do enoturismo estão “sempre disponíveis a receber e a contar as histórias” da sua região.

A terminar a iniciativa, Pedro Machado destacou o papel do Turismo Centro de Portugal enquanto “fazedor de pontes” entre os vários atores da atividade turística, públicos e privados.

“Precisamos todos de ser ainda mais profissionais e de criar valor. A situação atual que atravessamos pode constituir uma oportunidade para os territórios. Somos um país extraordinário que ainda tem muito por descobrir e o Centro de Portugal, em particular, é uma região de experiências turísticas inolvidáveis”, acrescentou.