Trabalhadores da grande distribuição agendam greve para o final desta semana.

2017-12-21 15:45

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Os trabalhadores da Grande Distribuição estão em luta por aumentos salariais e há negociações para tentar evitar a greve de dia 24 de Dezembro.

Além do aumento dos salários de todos os trabalhadores, defendem a eliminação da tabela B (mais baixa e aplicada em todos os distritos à exceção de Lisboa, Porto e Setúbal) e progressão automática dos operadores de armazém até ao nível VIII (operador de armazém especializado).

Dizem as estruturas sindicais que as empresas de distribuição “acumulam lucros milionários mas não dão resposta às reivindicações dos trabalhadores".

"A Associação Patronal das Empresas de Distribuição (APED) e as empresas insistem nos baixos salários, na redução do valor pago pelo trabalho suplementar e pelo trabalho em dia feriado e introdução de banco de horas. Os Trabalhadores da Grande Distribuição  exigem a negociação do Contrato Colectivo de Trabalho e a resposta às suas reivindicações”, refere nota da Direção Nacional do CESP que anuncia para dia 24 uma concentração numa área comercial de Estarreja.

Esta sexta há greve em armazéns e lojistas e nos dias 23 e 24 em todo o setor da distribuição. Cláudia Pereira confirma o avanço da greve numa luta por melhoria de condições de trabalho (com áudio).