Startup incubada no PCI garante financiamento para projeto de recrutamento de talentos tecnológicos.

2023-07-10 13:37

Categoria: 

Concelho: 

A Propel, uma startup de HRTech sediada e incubada no PCI Creative Science Park Aveiro Region, na Universidade de Aveiro Incubator em Aveiro, que desenvolve uma plataforma de serviços de gestão para comunidades e talentos, garantiu uma ronda de investimento de € 2,5 milhões.

A ronda foi liderada pelo fundo holandês VC No Such Ventures, com a participação da APX (Axel Springer & Porsche), Golden Egg Check e Future of Learning Fund.

Fundada por Sunkanmi Ola, Seun Owolabi e Abel Agoi em 2020, a startup construiu uma plataforma para as comunidades de talentos tecnológicos (grupos de developers, incubadoras de talentos, centros de formação, etc.) empregos, serviços financeiros (empréstimos, financiamento de ativos) e outros benefícios.

A Propel oferece uma plataforma completa para comunidades usarem e dar resposta aos seus membros com mais eficiência.

Atualmente, a Propel trabalha com mais de 100 comunidades de tecnologia que atendem cerca de 400.000 membros em 15 países diferentes.

Sunkanmi Ola, cofundador e CEO da Propel, explica que o modelo assenta na lógica das comunidade.

“As comunidades são as bases de construção de qualquer ecossistema - e as comunidades de tecnologia, especialmente em mercados com elevado crescimento como em África e dentro de grupos sub-representados, surgiram aos milhares para cobrir as enormes lacunas em educação, capacitação e inclusão. Elas descobrem, melhoram as suas competências e orientam os seus talentos através da organização de hackathons, eventos, cursos, formação, ensino individual para responder às tendências globais mais rapidamente do que os métodos tradicionais. No entanto, elas estão constantemente a tentar resolver os problemas na last mile para os seus membros nomeadamente o acesso ao trabalho, acesso ao financiamento, entre outros. E resolver estes problemas é extremamente difícil. Ao dar às comunidades acesso a uma plataforma simplificada que resolve esses problemas por elas, podemos impactar de forma tangível o crescimento de milhões de pessoas numa escala nunca antes vista. A nossa visão é uma África capacitada que pode resolver os problemas tecnológicos do mundo, e acreditamos que estamos no caminho certo para conseguir isso.”

Até à data, a empresa, incubada no PCI (Universidade de Aveiro), angariou mais de 3 milhões de euros e foi uma das vencedoras do Google Black Founders Fund na Europa no verão passado.

Os novos fundos serão investidos no dimensionamento de sua plataforma comunitária, no lançamento de novas ofertas para clientes e no aprofundamento de seu ecossistema de comunidades.

Adriana Costa, Diretora Executiva da Universidade de Aveiro Incubator, destaca o investimento numa área considerada critica.

“A abordagem da Propel para lidar com o problema global de escassez de habilidades tecnológicas é muito inspiradora. Estamos orgulhosos de tê-los no seio da nossa comunidade, por continuarmos a apoia-los através do nosso programa de incubação e estamos certos que o futuro deles ainda será mais entusiasmante e impactante.”

Além dos co-fundadores (Sunkanmi Ola, Seun Owolabi e Abel Agoi), a equipa tem uma equipa de 25 pessoas, distribuída por Amsterdão, Berlim, Joanesburgo, Lagos, Londres, Nairóbi e Aveiro.