Startup incubada no PCI garante 3,3 milhões em ronda de financiamento.

2024-02-28 10:43

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A KIT-AR, a Plataforma de realidade aumentada que está a redefinir a qualidade nos processos produtivos, anunciou hoje que completou uma ronda de financiamento no valor de 3,3 milhões de euros, co-liderada pela 3XP Global e Blue Crow Capital, juntamente com investimento de follow-on da Sintef Venture V, Criteria Venture Tech e Armilar Venture Partners (através do fundo NOS 5G e do fundo TechTransfer).

Esta ronda de financiamento posiciona a KIT-AR para acelerar o seu crescimento a nível global, escalar a equipa e promover a sua visão de se converter na plataforma de referência para trabalhadores aumentados na produção industrial.

“Diariamente, as marcas industriais de todo o mundo apercebem-se que reduzir o erro humano não é apenas uma vantagem competitiva estratégica, mas que é também essencial para minimizar custos absolutos.” refere Manuel Oliveira, CEO da KIT-AR. “A nossa Plataforma oferece a estas marcas a oportunidade de praticamente eliminar o erro humano, mitigando repercussões potencialmente sérias nos seus negócios.”.

Estas repercussões vão além da dimensão económica, sendo prejudiciais para o ambiente e para a sociedade.

O foco da KIT-AR em reduzir os custos de má qualidade permite que os fabricantes possam contribuir diretamente para um mundo mais sustentável.

“A KIT-AR apoia as indústrias a minimizar erros e a otimizar a utilização de recurso, estando por isso totalmente alinhada com os objetivos da 3xP Global. Os founders da KIT-AR trazem não só competências para desbloquear todo o potencial das ferramentas de Realidade Aumentada mas igualmente uma abordagem ao mercado robusta e comprovada. Juntos, estamos empenhados num caminho sustentável que trará um valor muito significativo para todos.”, afirmou Miguel Lemos, partner da 3xP Global.

A tecnologia patenteada da KIT-AR é um facilitador-chave para a digitalização do chão de fábrica na produção industrial.

Desde a sua fundação, a KIT-AR tem sido reconhecida pelo seu pioneirismo e inovação, tendo sido selecionada para o Sony Startup Acceleration Program e para o Boeing Aerospace Xelerated Program, e mais recentemente para a Unicorn Factory, um programa único que visa apoiar potenciais unicórnios a escalar e alcançar o seu potencial global.

“O que nos entusiasma na KIT-AR é a forma como tecnologia de realidade aumentada de ponta é aplicada diretamente ao chão de fábrica, resolvendo desafios comuns de forma inovadora. A sua abordagem apresenta melhorias tangíveis na eficiência e na clareza dos processos produtivos, demonstrando o impacto real das suas soluções. Estamos orgulhosos em apoiar uma equipa focada em problemas reais e ambiciosos na sua visão, e ansiosos para testemunhar como as suas soluções farão a diferença na indústria. Foi-nos apresentada uma ótima oportunidade de investimento e aproveitamo-la. O nosso foco é apoiar grandes negócios com equipas excepcionais.” partilhou Antonio de Mello Campello, partner da BlueCrow Capital.

“Estamos a redefinir a presente revolução industrial e não vamos parar por aqui.” Continua Manuel Oliveira, dizendo que “a nossa equipa, com o seu forte DNA de investigação e talento para inovar, continuará a dar razões abundantes para que os fabricantes possam adotar uma abordagem à produção mais eficiente, sustentável e humanizada. Esta é ainda mais reforçado pelas nossas parcerias estratégicas com a PwC Portugal e pela NOS, que fortalecerão o nosso alcance e valor para o mercado industrial a nível global.”

A KIT-AR é uma startup incubada na Universidade de Aveiro Incubator localizada no PCI (Creative Science Park Aveiro Region) desde maio de 2020.