Startup da incubadora da Universidade de Aveiro entra na Fábrica de Unicórnios.

2023-11-24 14:35

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A KIT-AR startup incubada na incubadora da Universidade de Aveiro, localizada no parque da ciência e inovação, foi selecionada para a presente edição do programa Scaling-up da Fábrica de Unicórnios de Lisboa (Lisbon Unicorn Factory).

Esta é uma startup inovadora de realidade aumentada, focada em aumentar as capacidades dos trabalhadores no chão-de-fábrica, melhorando assim a qualidade e eficiência nas linhas de produção.

Com escritórios no Reino Unido e em Portugal, o produto da KIT-AR faz uso da realidade aumentada e da inteligência artificial para identificar, rastrear e reduzir erros nas linhas de produção, assim como para identificar oportunidades de melhoria contínua no mercado automóvel, aerospacial e fabrico eletrónico.

Entrar na Fábrica de Unicórnios é uma conquista alcançada entre mais de 100 candidaturas.

Refere-se a e empresas de crescimento acelerado com valorização de 1.000 milhões de dólares antes da entrada em bolsa.

A Fábrica de Unicórnios é um projeto idealizado pelo Presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, a visão de converter Lisboa numa capital de unicórnios e permitir a geração de mais unicórnios, além dos sete já existentes na cidade.

“É o espaço para potenciar as startups, onde especialistas podem encontrar uma espécie de linha de montagem que ajuda a formular e a concretizar projetos que devem começar na cidade e acabar como marcas globais.”

Scaling Up é o primeiro programa de preparação para startups com potencial de alcançar mais rapidamente o estado de unicórnio, como é o caso da KIT-AR.

A experiência de parceiros internacionais como PwC, Google ou Roland Berger e a de unicórnios já existentes como a Feedzai, Talkdesk ou Remote cria as condições necessárias para que esta aceleração aconteça.

“É já um programa de referência que demonstra que o trabalho que estamos a desenvolver tem tido um impacto muito significativo no ecossistema, apoiando empresas de elevado potencial a acelerar o seu crescimento.”, explica Gil Azevedo, diretor executivo da Unicorn Factory Lisboa, citado em comunicado.

A participação no programa garante acesso a mais de 70 parceiros institucionais e de investimento, a par de mais de 100 executivos sénior em grandes empresas, que irão acompanhar a KIT-AR no lançamento das suas próximas iniciativas no mercado, de forma a amplificar o impacto dos seus resultados.

“Participar no programa Scaling Up não é apenas estratégico, é uma declaração de principio. Queremos ser a Plataforma de software mais utilizada pela Indústria produtiva para aumentar digitalmente os seus trabalhadores e sabemos que, na Fábrica de Unicórnios, só estão as startups com capacidade para redefinir setores da Economia. Essa é a nossa missão, a nossa vocação é mundial e hoje é um marco na nossa caminhada até ao estado de unicórnio”, partilhou Manuel Oliveira, CEO e co-fundador da KIT-AR.