Start-up de Aveiro vence final do Tourism Explorers.

2020-12-07 10:57

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A ZOOMGUIDE, de Inês Costa e Afonso Cunha, representada por este último empreendedor, venceu a final do Tourism Explorers.

Trata-se do maior programa nacional de criação e aceleração de startups ligadas à área do turismo.

Para além de 10 mil euros, este projeto que propõe uma nova forma de colmatar a falta de informação turística, ganha três meses de incubação gratuita, atribuídos pela Universidade de Aveiro Incubator.

Numa sessão dinamizada, pela primeira vez, na modalidade online, e após quatro semanas de capacitação e mentoria, os representantes das doze cidades que integram este programa apresentaram os seus projetos a um grupo de especialistas da área do turismo e a investidores, tendo a equipa de Aveiro arrecadado o prémio de 10.000€, para além de três meses de incubação gratuita, atribuídos pela Universidade de Aveiro Incubator.

A ZOOMGUIDE ajuda turistas e organizações com histórias por contar a resolver a falta de informação sobre o património cultural utilizando um motor de busca baseado em inteligência artificial que, a partir de fotografias tiradas com o seu próprio telemóvel, dá a conhecer as histórias por trás dos objetos e espaços culturais, históricos e turísticos que visita, através de conteúdos multimédia desenvolvidos por especialistas.

O programa Tourism Explorers é dinamizado pela Fábrica de Startups, em parceria com o Turismo de Portugal e tem como objetivo apoiar os participantes na criação de novos negócios de sucesso, bem como na definição da melhor estratégia para o seu negócio e na sua adaptação a uma nova realidade.

Os participantes beneficiam ainda de uma rede única de mentores nacionais e regionais, parceiros especialistas no setor, potenciais clientes e investidores.

Este programa está dividido em duas fases: (i) Ideação, onde os participantes devem apresentar soluções inovadoras para o desafio que lhes foi colocado; e (ii) Aceleração, onde as equipas têm a oportunidade de testar e validar o seu modelo de negócio.

O Tourism Explorers decorreu, em simultâneo, em 12 cidades portuguesas: Aveiro, Beja, Caldas da Rainha, Coimbra, Covilhã, Évora, Faro, Lisboa, Porto, São Miguel, Setúbal e Viseu. Em Aveiro, esta 4.ª edição realizou-se na Universidade de Aveiro com o apoio da UACOOPERA e da Universidade de Aveiro Incubator.

 

Texto e foto: UA