A Silva Matos em consórcio com EDP e Repsol para parque eólico offshore.

2015-08-17 10:16

Categoria: 

Concelho: 

O grupo A. Silva Matos, que integra a PT Wind em sociedade com o grupo Motofil para o fabrico de torres para geradores eólicos no Porto de Aveiro, é uma das empresas que integra o consórcio Windplus. Segundo adianta o Diário Económico, o grupo EDP está a negociar a entrada de novos parceiros internacionais no consórcio Windplus, que controla juntamente com a espanhola Repsol para alavancar o desenvolvimento do projeto. Atualmente o consórcio é constituído pela EDP, Repsol, Principle Power, A. Silva Matos, Vestas Wind Systems e Inovcapital.

O consórcio está a desenvolver uma nova tecnologia de parques eólicos flutuantes offshore cuja imagem visível é o projeto piloto ao largo da Póvoa do Varzim. Esse projeto, designado WindFloat Atlantic, que arrancou em 2012 com uma torre eólica e um aerogerador, deverá avançar com a construção de um parque cuja construção arrancará no final de 2016 ou início de 2017.

Segundo adianta o DE, EDP e Repsol vão pedir um financiamento de 25 milhões de euros ao Banco Europeu de Investimento para um investimento global de 125 milhões de euros.

A empresa de Sever do Vouga tem vindo a fazer uma aposta nas renováveis e a instalação no Porto de Aveiro é mais um passo no desenvolvimento dos projetos neste setor.